por Mauro Cassane, editor-chefe do Portal Brasil Caminhoneiro,
De São Bernardo (SP)
Além do bicudo, a família Atron, da Mercedes-Benz acaba de ganhar mais um irmão cara-chata. A Mercedes-Benz apresentou o semipesado Atron 1719 4×2 que será comercializado em três versões: Bebidas, Plataforma e Basculante.
A chegada do semipesado 4×2 Atron 1719 ao mercado amplia a oferta dessa família de caminhões Mercedes-Benz. Dela também fazem parte o médio Atron 1319, o semipesado 6×2 Atron 2324 e os extrapesados Atron 2729 no 6×4 e Atron 1635, este último na versão cavalo-mecânico 4×2.
“Esse novo Atron destaca-se também pela avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia baixo índice de emissões, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo, resultando em menor custo operacional e maior rentabilidade para os clientes”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Duas das três versões do Atron 1719 são vocacionadas: uma para uso na distribuição de bebidas e outra para as necessidades de transporte no segmento de construção civil, como basculante. A terceira, do tipo plataforma, é indicada para aplicações mais abrangentes, podendo receber diversos tipos de implementos para a distribuição urbana de carga e o transporte rodoviário, sendo os mais comuns o furgão de alumínio (baú), a carroçaria aberta carga seca e o sider.
A versão plataforma do Atron 1719 tem distância entreeixos de 4.800 mm, permitindo a instalação de carroçarias de até 7,20 metros de comprimento. Esse mesmo entreeixo está disponível na versão Bebidas, apta a receber carroçaria plana ou rebaixada para 10 paletes.
No caso da carroçaria rebaixada para transporte de bebida, a Mercedes-Benz oferece o “kit bebidas” desenvolvido para facilitar, agilizar e reduzir o custo da implementação. Este kit é formado por dois cardans adicionais, chicote elétrico, tubulação de combustível e tubulação pneumática alongadas. Além do kit, essa versão conta ainda com mola traseira curta e reforçada, ideal para a aplicação no transporte de bebidas com carroceria rebaixada.
Com distância entreeixos de 3.600 mm, o Atron 1719 basculante já sai de fábrica com tomada de força no câmbio, sendo indicado para básculas de até 7m³ para transporte de areia, terra, pedra e cascalho, entre outros.
Todas as versões do Atron 1719 estão aptas a receber o terceiro eixo, que é montado por implementadores especializados do mercado, aumentando a capacidade de carga do veículo. Com isso, o Peso Bruto Total – PBT do caminhão, que é de 16.500 kg na versão 4×2, chega a 23.000 kg.
O trem-de-força do Atron 1719 é um destaque à parte, sendo totalmente formado por agregados da própria marca Mercedes-Benz: motor eletrônico OM 924 LA de 185 cv de potência, câmbio G-85 de 6 marchas e eixo traseiro HL-5 de dupla velocidade.
O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus.
O painel de instrumentos do Atron 1719, com computador de bordo e tecla de navegação, tem design clean e visão noturna facilitada pelo uso de luz em tonalidade âmbar.