O mercado de veículos comerciais passa por um momento bastante delicado. A troca da tecnologia de controle de emissões do Euro 3 para o Euro 5, de acordo com regulamentação do Conama através do Proconve P7, aumentou o preço de caminhões entre 8% e 15%, fato que antecipou as vendas de veículos no fim de 2011. Contudo, no primeiro quadrimestre deste ano, o que se verifica é que os transportadores ainda buscam caminhões com motorização Euro 3.
De acordo com dados divulgados hoje pela Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores) o setor registrou queda de 8,1% (de 53.013 para 48.745) nos emplacamentos de caminhões na comparação do primeiro quadrimestre de 2012 com o mesmo período em 2011. As principais marcas do mercado tiveram redução de 5,5% a até 24,2% nas vendas. Entretanto, verificou-se crescimento de 599,4% (de 163 unidades entre janeiro e abril de 2011 para 1.140 até o fim do quarto mês de 2012) nas vendas de caminhões importados (Sinotruck, Foton e Towner, marcas cuja rede de revendas ainda têm caminhões Euro 3 em estoque).
Fabricantes que só possuem caminhões Euro 5 em estoque parecem encontrar grande dificuldades para vender estes produtos. A Scania, por exemplo, apresentou retração de 24,2% neste quadrimestre comparado com o mesmo período do ano passado. A companhia sueca deixou a vice-liderança do segmento de pesados após reduzir as vendas no setor em 27,7% (de 4.069 para 2.942). De forma geral, os pesados caíram 15,2% (de 16.350 para 13.871).
Entre os semipesados, a maior queda em porcentagem foi da Iveco, com 26,3% (de 1.488 para 1.097). A MAN Latin America teve a redução mais expressiva em números absolutos, caindo de 6.710 para 5.933. Neste segmento, a Volvo foi a única que apresentou crescimento, de 6,3%, após emplacar 1.583 caminhões semipesados em 2012 contra os 1.489 vendidos no ano passado. O setor caiu 9,3%, de 18.306 para 16.602.
Já os caminhões médios tiveram crescimento de 5,4% (de 4.222 em 2011 para 4.448 neste ano), puxado pela líder do segmento, a MAN, que vendeu 2.441 de janeiro a abril de 2012, 46 unidades a mais que em 2011, e pela Iveco, que entrou no setor com o Vertis e vendeu 485 veículos neste ano. A Mercedes-Benz faturou no período 200 veículos a menos, tendo expressiva queda de 23,1%.
O segmento de leves também apresentou redução entre janeiro e abril, de 6,6% (de 11.813 em 2011 para 11.034 neste ano), número que teve grande colaboração da Ford. Com queda de 21,2% (de 3.340 para 2.631) no emplacamento, a marca deixou a vice-liderança do setor para a Mercedes-Benz, que cresceu 7,3% (de 3.002 para 3.222).
Entre os semileves, novo crescimento. Depois de ter 3.322 emplacamentos entre janeiro e abril de 2011, o setor observou um aumento para 2.790 unidades faturadas no mesmo período de 2012. Aqui, de acordo com dados da Anfavea, as marcas importadas foram as grandes responsáveis pela alta, pois venderam 722 unidades no ano, contra nenhuma vendida em 2011.
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