10 mil litros de sangue bovino misturaram às águas do Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás
Um caminhão carregado com cerca de 10 mil litros de sangue bovino tombou nesta sexta-feira (23) e derrubou a carga no Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás, município histórico e um dos principais pontos turísticos do estado. A água ficou com a coloração avermelhada e tomada por espuma.
O acidente aconteceu por volta das 4h, na GO-070, a cinco quilômetros da antiga capital de Goiás. O motorista, que ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado a um hospital do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão saiu da pista e caiu de um despenhadeiro de 15 metros de altura.
O tenente-coronel Jailton Pinto de Figueiredo explicou à TV Anhanguera que o motorista não teve como evitar que a carga caísse no rio. “O sangue foi arremessado no leito do rio, foi muito rápido. [A carreta] já se rompeu e já foi derramada a carga no Rio Vermelho”, afirmou.
Os bombeiros explicaram que o sangue de boi é usado para fabricar ração de outros animais. De acordo com Figueiredo, o rio não foi contaminado e não há motivo para alarde.
“O produto é biodegradável, não é tóxico, não é poluente. Foi derramado em torno de 10 mil litros de sangue, o rio está com volume considerável de água. A previsão certa de quando vai voltar à naturalidade nós não temos”, afirmou.
A corporação trabalhará nesta tarde para a descontaminação do rio. A Polícia Civil também deve investigar o caso.
Com informações do G1 e do Mais Goiás