PRF informou que os 700 kg de peixe foram adquiridos de um criadouro em Mimoso do Sul (ES)
Um caminhão transportando 30 peixes da espécie pirarucu foi apreendido na madrugada desta quarta-feira (20) na Via Dutra, em Engenheiro Passos, distrito de Resende (RJ). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os animais, que estavam vivos, estavam divididos em quatro caixas, em um total aproximado de 700 kg de peixe. A abordagem aconteceu durante uma ronda no km 330, a 3 km da divisa do estado de São Paulo.
A PRF informou que o motorista, de 30 anos, e o passageiro, de 29, — que era proprietário da carga —, contaram que os peixes foram adquiridos de um criadouro em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e seguiam para Guararema, São Paulo, onde existe outro pesqueiro.
Veja também: Rodovias federais administradas pelo Dnit em todo o país estão sem radar
Ainda de acordo com a PRF, a apreensão aconteceu porque eles não possuíam a Guia de Transporte de Animais (GTA), nem qualquer documentação fiscal para provar a legalidade da compra ou do transporte.
Os dois foram detidos e encaminhados ao Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi. O condutor ainda estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, e foi multado e teve a habilitação recolhida. O caminhão estava sem aferição do Inmetro para o tacógrafo, também, sendo multado e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) recolhido até que o veículo seja apresentado regularizado.
Com informações do G1