Caminhões Volvo: oito décadas e meia praticando inovação no transporte rodoviário

por Mauro Cassane,
editor-chefe, de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro.

Vida de caminhoneiro só começou a ficar mais segura, e confortável, a partir do século 21. As coisas relacionadas ao transporte terrestre, especialmente nos primórdios, quando começaram a dar melhor uso ao motor a gasolina, ou quando veículos motorizados passaram a substituir as carroças, não eram nada fáceis. Lançar um olhar para a história das empresas pioneiras é uma boa maneira de se entender melhor como se deu a evolução do transporte no mundo.

A ideia de caminhão começou com a Revolução Industrial. Era preciso escoar as mercadorias com mais rapidez dos terminais ferroviários para os centros consumidores e a tração animal não estava dando conta. O primeiro caminhão, movido a gasolina, surgiu ainda no Século 19, em 1896, e todo mundo sabe que foi uma invenção do visionário Gottlieb Daimler. Naquela época o que fizeram, e isso foi reamlente genial, foi botar um motor em uma carroça. Parecia um negócio esquisito, afinal uma carroça passava a andar sem os cavalos. E fazia bastante barulho.

Volvo da década de 20

Com os alemães dando o primeiro passo, os demais países europeus foram logo tratando de inovar o invento. Na Suécia, pro exemplo, terra da Volvo e da Scania, esta evolução deu passadas largas. Cinco anos após Karl Benz produzir o primeiro caminhão movido a diesel do mundo, em 1928 a Volvo já tirava de sua linha de montagem um veículo mais aprimorado.

Enquanto os caminhões naquela época tinham sistemas de transmissão por correntes e pneus de borracha sólida e os condutores estavam expostos ao clima e às variações de temperatura, os veículos da Volvo eram equipados com transmissão por eixo, pneumáticos e cabine do motorista totalmente fechada.

Volvo da década de 30

Nos anos 30, a Volvo começou a produzir caminhões com motores a diesel, com sistemas de freios hidráulicos, equipando-os com rodas de aro em aço ao invés de raio de madeira, como era comum então. O período foi marcado principalmente pelo desenvolvimento de caminhões militares para o exército sueco. Esta experiência foi aproveitada no desenvolvimento de veículos fora de estrada, que mais tarde viriam a ser usados com grande sucesso em outras aplicações.

Volvo da década de 40
Volvo da década de 50

Nos anos 50, rudimentares motores a gasolina e a diesel com câmaras de pré-combustão foram substituídos por eficientes propulsores diesel com injeção direta. A Volvo foi pioneira no motor com turbo-compressão, contribuindo para o início do uso de composições maiores de caminhões e aumento da capacidade de carga. É também desta época a introdução de cabines leito e da direção assistida hidraulicamente, mudanças que proporcionaram mais conforto aos motoristas.

Volvo da década de 60

Nos anos 60, década em que a infraestrutura rodoviária melhorou e aumentou na maioria dos países, a Volvo continuou investindo pesadamente no avanço dos caminhões. Os veículos ganharam cabines com sistemas de suspensão de borracha, assentos do motorista com suspensão e maior visibilidade externa.

Volvo da década de 70

Na década de 70 surgiu uma série inovadora de caminhões Volvo que definiu tendências em design de caminhões para os anos seguintes: o F10 e o F12. Os demais fabricantes passaram a equipar caminhões com cabines basculantes (a Volvo havia sido pioneira em 1962) e com motores turbocomprimidos (a Volvo havia sido pioneira em 1954).

Volvo da década de 80

Os caminhões ficaram mais sofisticados na década de 80, com motores melhores e mais potentes e mais ecológicos. E com o aumento do uso de sistemas de suspensão a ar, os motoristas ganharam mais conforto, assim como as empresas tiveram melhores condições de transporte para mercadorias.

Nos anos 90 a Volvo começa a integrar de soluções de TI (Tecnologia da Informação), que fornecem às transportadoras e motoristas ferramentas para aumentar a eficiência e a segurança nas viagens. Com menos emissões de gases e ruídos, os motores ficaram mais avançados, com a introdução do revolucionário propulsor D12.

O NL10EDC e o NL12EDC ganham versões mais avançadas dos motores Volvo de 10 e 12 litros, já com o EDC (Electronic Diesel Control), um sistema de regulagem eletrônica da bomba injetora de combustível que tem menos emissões de poluentes, menos ruídos e melhor dirigibilidade.

Volvo dos dias atuais

Nos anos seguintes, seguindo tendência mundial, os caminhões ficaram ainda mais potentes, eficientes e confortáveis, além de mais seguros e ambientalmente limpos. Hoje em dia a Volvo tem em suas linhas FH, FM e FMX equipamentos sofisticados que melhoram o desempenho, a economia, diminuem as emissões e asseguram alta segurança.

Fotos: Divulgação

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