A termporada 2012 da Fórmula Truck receberá um reforço de peso: Christian Fittipaldi. Um dos sobrenomes mais importantes do automobilismo nacional passa a fazer parte da história da competição. A categoria anunciou nesta quarta-feira, dia 15, que Fittipaldi vai participar das duas primeiras etapas da temporada – a de 4 de março no circuito gaúcho do Velopark, que abrirá os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, e a de 1º de abril no Rio de Janeiro, válida apenas pelo torneio nacional.
Christian Fittipaldi vai disputar as duas corridas pilotando o caminhão número 3 da ABF/Mercedes-Benz e será substituto do brasiliense Geraldo Piquet, suspenso pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Ele fez testes no início desta semana no autódromo do Rio, para ambientação à categoria. “Eu andei com o caminhão antigo do Geraldo. Agora vamos tentar marcar mais um treino no Rio Grande do Sul, já com o caminhão novo”, informou o piloto.
Com mais de três décadas de experiência nas pistas, Christian Fittipaldi não esconde a expectativa para sua estréia na Truck. “Eu estou ansioso e bem curioso. Vou trabalhar para fazer duas corridas muito sólidas. A Fórmula Truck é, disprada, a categoria mais popular do Brasil. Eu sempre acompanho todas as etapas pela televisão, só tenho a agradecer à Mercedes-Benz e à família da Fórmula Truck por essa oportunidade de experimentar esse desafio”.
O ineditismo marca o desafio com que Fittipaldi espera lidar na F-Truck. “Esse é o passo mais diferente de toda a minha carreira. De tudo que eu pilotei até hoje, de turismo ou de fórmula, a base é muito parecida, muda a potência, mudam algumas coisas, mas a base é a mesma. No caminhão tudo é muito diferente, por isso foi importante eu ter esse primeiro contato, para adiantar a minha ambientação à categoria. Foi muito interessante”, contou.
Os testes no Rio não constituíram um contato inédito de Fittipaldi com a Fórmula Truck. “Alguns anos atrás eu estava em Interlagos acompanhando o trabalho das equipes e acabei dando umas voltas num Volkswagen da equipe do Renato (Martins) e num Ford da do (Djalma) Fogaça, mas sem qualquer compromisso”, lembrou. Ele será o terceiro ex-piloto de Fórmula 1 a competir na Truck, experiência já vivida por Chico Serra e Gastón Mazzacane.
O convite a Christian Fittipaldi para atuação nas duas primeiras etapas da temporada de 2012 foi feito na tarde do último sábado pela presidenta da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “Fico muito feliz com a chegada do Christian e com a participação dele na Fórmula Truck. Com certeza é um grande nome do automobilismo, que vai somar muito à categoria. Minha torcida é para que ele se adapte bem e faça boas corridas”, disse a dirigente.
Campeão da Fórmula 3 sul-americana e da Fórmula 3000 internacional, Fittipaldi correu na Fórmula 1 de 1992 a 1994. Em 1995, direcionou a carreira ao automobilismo dos Estados Unidos. Atuou na Fórmula Indy e na Fórmula Mundial, disputou corridas na Nascar e integrou a equipe campeã das 24 Horas de Daytona em 2004. Nos últimos anos, fez participações no automobilismo brasileiro e dedicou-se a corridas internacionais de longa duração.
Foto: Natasha Guerrize