As vendas de caminhões não vão tão bem neste início de 2012 quanto foram no ano passado. A transição do Euro 3 para o Euro 5 afastou os compradores, que ainda preferem ir atràs da velha tecnologia a pagar de 8% a 15% mais em um veículo que atenda às exigências do Proconve P7 e tenha uma tecnologia embarcada melhor. Analisando este cenário, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), estima que o estoque de caminhões Euro 3, composto por cerca de 12 mil unidades entre pesados, furgões e vans, deve acabar até o fim de maio.
Após forte antecipação de vendas em 2011, fato que fez do ano o melhor em termos de emplacamentos, as montadoras iniciaram 2012 com aproximadamente 45 mil veículos. Essas unidades só podiam ser vendidas até 30 de março, mas como a demanda dos copradores foi fraca, as empresas enviaram os caminhões excedentes para a rede de concessionárias.
Cerca de 25% dos veículos faturados no país no primeiro quadrimestre são Euro 5. A expectativa das montadoras e concessonárias é que, com o fim do estoque de Euro 3, as vendas de caminhõe se normalizem, diminuindo o abismo atual na comparação dos primeiros quatro meses de 2011 com o mesmo período em 2012. Na contramão, a Fenabrave espera crescimento no ano. Para a entidade, as vendas de caminhões crescerão 2,6%, com 177,1 mil unidades comercializadas.
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