A Scania possui forte tradição mundial em lançar edições especiais de seus produtos. E a próxima delas é para o mercado brasileiro. Até dezembro, clientes da marca poderão comprar modelos da Griffin Edition, série limitada inspirada no grifo, animal mitológico símbolo da empresa. Os caminhões disponíveis são o R 440 e o R 480 nas configurações 6×2, 6×4 e 8×2. Apenas 300 unidades serão produzidas.
“Quando lançamos uma edição especial ocorre uma grande procura do mercado. Tradicionalmente, os caminhões de coleção limitada da Scania são muito disputados”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
Foram escolhidas para a edição especial a cabine R Highline e a exclusiva cor cinza carbono. O modelo também desfruta do pacote de tecnologias do Streamline. Dentro da cabine, uma novidade: um grifo luminoso central bem atrás dos assentos.
A identificação visual Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e acima das portas. Há também dois grifos dourados desenhados sob as laterais do defletor de ar, e faixas alusivas à série, de cores cinza claro e dourada, adesivadas nas portas, que avançam harmoniosamente até a metade da grade. Outros detalhes da personalização estão quebra-vento nas portas, nas calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos que estão nos aros das rodas traseiras e nas capas das maçanetas e das pontas de eixo.
“Cada detalhe do Griffin Edition foi pensado para agradar aos clientes que admiram a Scania, pelo que representa simbolicamente a marca”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
Edições especiais
Historicamente, o cliente Scania já está acostumado com séries especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades.
Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés”, modelo L 111, dos anos 1960, 1970 e 1980. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil. A última série especial havia sido lançada em 2012, com um R 440, para celebrar os 55 anos de Brasil.