Com foco no treinamento, Scania lança quinta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

por Leandro Tavares,
de Piracicaba (SP) para o Brasil Caminhoneiro.

A competição que já e tradicional entre os caminhoneiros chegou em sua quinta edição. Nesta sexta-feira, a Scania abriu inscrições para o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Depois de alcançar a marca de 47 mil inscrições na edição de 2012, a empresa sueca espera ultrapassar a casa de 50 mil em 2014. As inscrições vão até o dia 27 de julho e podem ser feitas no site www.melhormotorista.com.br.

O caminho para a final da disputa é longo. São ao todo quatro etapas até a decisão, que contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo (SP). “A competição MMCB quer em sua quinta edição mais uma vez trazer para a sociedade a importância do motorista de caminhão. Queremos resgatar seu orgulho pela profissão e mostrar que muitos preconceitos históricos são fruto de desconhecimento do dia a dia da estrada”, afirma Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil.

O prêmio para o campeão é uma viagem à Suécia, local de origem da Scania. No entanto, o principal foco do MMCB é mostrar ao setor, do motorista ao embarcador, que um profissional bem treinado é um diferencial de grande valor para qualquer frota. “Também queremos atrair os jovens para perto dessa atividade, além de conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados, como a segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios.”

Imprensa “inaugura” MMCB

A Scania deu a oportunidade de vivenciar as etapas da competição aos profissionais da mídia. Nesta quinta-feira (3) pudemos responder uma das provas teóricas, idêntica à que acompanha a ficha de inscrição para o MMCB, além de realizar a etapa de checklist, prova prática de percurso e prova prática de manobra.

Participar dos testes comprova a visão que já temos aqui no Brasil Caminhoneiro, de que a profissão de motorista de veículos de carga não é fácil. Ela exige conhecimentos que vão além da habilidade na direção. Saber usar as tecnologias e ferramentas do caminhão é algo que deve estar aliado ao próprio conhecimento do caminhoneiro no trecho.

Presente no evento, o caminhoneiro Jean Marcelo Moreira, duas vezes finalista do MMCB, deu um exemplo para explicar como participar da competição lhe ajudou a ter uma visão diferente sobre o trabalho no trecho. “Antes, eu passava por um acidente, olhava e seguia dirigindo. Hoje eu penso quais as razões que levaram aquele acidente a acontecer, e se os envolvidos poderiam ter evitado caso fossem mais treinados”, disse o motorista.

- Publicidade -