Dura realidade: roubos de cargas e de caminhões preocupam os estradeiros!

Nas estradas brasileiras o fluxo de carros e caminhões e a velocidade permitida costumam ser bem maiores que nas áreas urbanas. O que exige certa concentração e cuidado para preservar a segurança de todos.

Os caminhoneiros são importantíssimos para a economia do país. São os responsáveis por transportar a maior parte das mercadorias produzidas no Brasil e no mundo, seja para o consumo interno ou para a exportação.

Há uma série de riscos e perigos no transporte de cargas que podem comprometer um frete. A violência, a negligência  e a má conservação de estradas e dos veículos.

Mas quando paramos em um pátio de posto ouvimos muito sobre a insegurança que enfrentam pelas estradas. O roubo de carga é um velho problema a ser combatido nas rodovias.

A fiscalização precisa tanto da ação de monitoramento da polícia, quanto das denúncias feitas por anônimos para inibir a ação de criminosos.

Os caminhoneiros são indispensáveis para o trabalho preventivo! É essencial para o caminhoneiro manter o contato com o policiamento  sempre  que avistar situações ou atitudes suspeitas, além de prestar atenção para a sua segurança.

Todo cuidado é pouco!

Não postar fotos das cargas, verificar se há algum veículo suspeito seguindo, respeitar o plano de viagem, manter o sigilo das rotas e cargas, parar somente em locais seguros, não oferecer caronas para ajudar, evitar parar ou pernoitar em acostamento; incluem os itens para  prevenção de furtos ou roubos.  E, em alguns casos, os estradeiros fazem comboios para passar em trechos de maiores riscos. Outro ponto, é sempre informar o nome e telefone da seguradora que monitora a carga a algum familiar e ainda ter um horário fixo de comunicação com os membros da família, mantendo sempre todos informados sobre o trajeto que percorrerá.

 

Confira a matéria com a Erica Pinheiro.

- Publicidade -