Em busca do antigo mercado, Série F retorna em setembro com motor Euro 5

por Leandro Tavares,
de Atibaia (SP) para o Portal Brasil Caminhoneiro.

Mais de dois anos e meio. Foi esta a duração das “férias” da Série F. Nesta quinta-feira (21), a Ford realizou o lançamento dos novos modelos F-350 e F-4000 em evento na cidade de Bragança Paulista (SP). “A Série F sedimentou a imagem da marca Ford Caminhões no mercado brasileiro. Foram mais de 170 mil unidades vendidas no Brasil nesse período”, lembra Guy Rodriguez, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. Com o semileve F-350 e os leves F-4000 e F-4000 4×4, que estarão disponíveis a partir de setembro, a Ford busca agora preencher um espaço ocupado por vans e outros modelos semi-leves e leves dos concorrentes.

Os desavisados podem nem perceber que a Série F mudou, afinal a “carona” do modelo segue a mesma. Entretanto, os interiores (capô e cabine) estão renovados. Agora a motorização da Série F é Euro 5. O novo motor 2.8 da Cummins possui 150 cv e torque de 360 Nm entre uma ampla faixa de giros do motor, que vai de 1.500 rpm até 2.900 rpm. A transmissão também é nova: uma caixa Eaton de cinco velocidades.

O pós-tratamento de gases é feito com a tecnologia SCR, portanto é necessário abastecer também um tanque de Arla 32. Com os componentes, os veículos apresentam consumo cerca de 6% menor que a motorização Euro 3. O motor está configurado para rodar também com o biocombustível B20.

F-4000 4x4

“Graças à sua configuração compacta, excelente relação peso-potência e monitoramento eletrônico de funcionamento, o novo motor garante um desempenho superior em potência e economia”, explica Renato Souza, gerente de Powertrain da Ford Caminhões. “As novas relações de marcha favorecem o torque maior nas rodas, o que proporciona mais força em arrancadas em rampas e subidas”, explica Renato Souza. Ela também vem equipada com um dispositivo chamado “Booster Synchronizer”, que reduz sensivelmente o esforço do motorista no acionamento da embreagem. Além disso, nos itens de segurança, a nova Série F possui freios ABS com distribuição eletrônica (EBD).

O projeto da Nova Série F foi liderado pela engenharia da Ford Brasil e envolveu mais de 700.000 km de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, o único do gênero no Brasil equipado para o desenvolvimento de caminhões.

A cabine da Série F também recebeu atenção do time da Ford. Como os padrões de conforto do mercado estão cada vez mais exigentes, a empresa trabalhou para reduzir o barulho do interior da cabine durante a condução. Além disso, as suspensão e controles de estabilidade tem como objetivo melhorar as condições da condução. O ar-condicionado é de série para todos os modelos.

Painel da Nova Série F

Aplicações e mercado

A Nova Série F chega com três modelos, cada um com suas particularidades. O F-350 tem capacidade de carga útil de 2.128 kg. Com preço de R$ 101.290, o veículo é recomendado para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.

Já o F-4000 sai por R$ 117.290 e possui capacidade de carga útil de 3.949 kg. É indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas, manutenção de serviços públicos e aplicações fora de estrada.

Por fim, o o F-4000 4×4 tem capacidade de carga útil de 3.810 kg. Com mais força e vocação fora de estrada, o modelo custa R$ 133.290. O ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus facilitam a rodagem em terrenos de difícil acesso. Único do segmento com tração 4×4, pode ser utilizado em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.

Todos os modelos são habilitados ao financiamento pelo Finame e também contam com a opção de um grupo especial do Consórcio Nacional Ford para aquisição em até 100 meses.

Monitoramento e pós-vendas

A Ford aproveita o lançamento da nova série F para divulgar também um outro serviço disponível no mercado: o Ford Trac. Trata-se de um sistema de monitoramento e gerenciamento de frota que já sai de fábrica nos veículos da marca. A ativação do serviço é feito diretamente nos distribuidores da empresa e permitirá o monitoramento em tempo real da localização do modelo, além de captação de dados de condução. Com preço competitivo, o serviço é uma opção para quem busca conseguir um seguro para o veículo comprado.

Em pós-vendas, o cliente tem como opção o contrato de manutenção Fleet Service, com a disponibilidade de três tipos de plano: manutenção preventiva (Class), manutenção preventiva mais peças de desgaste natural (Plus) e manutenção preventiva mais manutenção corretiva (Prime). “O objetivo do contrato é dar tranquilidade e transparência na manutenção, com condições flexíveis que permitem o atendimento das necessidades de cada cliente”, explica Silvio Fedele, gerente de Rede de Distribuição e Pós-Venda da Ford Caminhões.

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