Americana Wabco apresenta seu primeiro semirreboque elétrico, no IAA

Na IAA 2018, empresa norte americana apresenta protótipo de seu primeiro semirreboque elétrico.

Protótipo do semirreboque elétrico da Wabco. (Imagem: Reprodução)

A WABCO, fornecedora de sistemas de controle de frenagem e tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, apresentará um protótipo de seu primeiro semirreboque elétrico desenvolvido para maximizar a eficiência operacional e reduzir o consumo de combustível.

O novo semirreboque elétrico da WABCO equipado com um motor elétrico e seu sistema de controle associado – denominado eTrailer – marca o primeiro protótipo da empresa que conecta de forma única os controles de caminhão e semirreboque.

A WABCO exibirá seu novo eTrailer na IAA Commercial Vehicles 2018, uma das maiores e mais importantes feiras do setor, em Hanôver, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro.

O protótipo utiliza um controle inteligente de motor elétrico para recuperar energia elétrica durante a frenagem, que pode ser reutilizada para alimentar a tração do veículo ou para operar os sistemas auxiliares elétricos a bordo.

Além disso, os operadores de frotas comerciais que conectam o eTrailer a um caminhão equipado com os sistemas inteligentes de controle de frenagem e de estabilidade da WABCO aumentarão ainda mais a eficiência operacional da combinação caminhão e semirreboque.

Economia

A WABCO estima que seu eTrailer pode reduzir o consumo de combustível até 20 por cento em rotas de curta distância e até 10 por cento em viagens longas com uma combinação caminhão semirreboque.

“O eTrailer diferencia-se por ter como alvo a melhor recuperação de energia da categoria em todos os modos de operação”, diz o dr. Christian Brenneke, diretor de tecnologia e líder de engenharia da WABCO. “Estamos mobilizando a crescente inteligência a bordo e entre semirreboques e caminhões para empoderar as frotas. Dessa forma, ganhar mais eficiência e melhorar a economia de combustível, reduzindo as emissões de gás carbônico e ruído”.

O protótipo do e-Trailer utiliza as tecnologias da marca para maior redução de consumo de combustível por frotas comerciais. Essas inovações incluem tecnologias como soluções aerodinâmicas para semirreboques, transmissão manual automatizada, suspensão pneumática controlada eletronicamente, compressor de embreagem, unidade de processamento de ar eletrônica e controle preditivo de velocidade de cruzeiro.

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