Elétrico eVito é lançado na Europa

Vito
Elektrische Transporter von Mercedes-Benz Vans: eVito macht den Auftakt 2018; ganzheitliche eDrive@VANs Strategie zur Elektrifizierung gewerblicher Flotten Electric vans from Mercedes-Benz Vans: eVito launches in 2018; holistic eDrive@VANs strategy for the electrification of commercial fleets

Os veículos elétricos estão invadindo a Europa.

A Mercedes-Benz Vans planeja oferecer ao mercado todas as suas linhas de veículos comerciais leves com esta tecnologia. E o ponto de partida é o início das vendas do “eVito”, da categoria de vans médias, que já está disponível para encomenda na Europa, com as entregas começando no segundo semestre de 2018.

A empresa apresentou sua estratégia de utilização de propulsão elétrica no Seminário “eDrive@VANs” em Berlim, capital da Alemanha. O foco não está centrado somente no veículo elétrico, mas também na em soluções tecnológicas customizadas para as necessidades comerciais dos clientes.

“Estamos convencidos da necessidade da propulsão elétrica em nossos veículos comerciais leves, especialmente nas aplicações urbanas”, diz Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans. “Com a iniciativa ‘eDrive@VANs’, estamos mostrando que somente soluções completas de mobilidade, que vão além da propulsão, apresentam uma alternativa real para os clientes. O ‘eVito’ é o ponto de partida e será seguido pela nova geração da Sprinter, bem como pelo Citan”.

Se a eletrificação de veículos quiser competir em igualdade de condições com o motor clássico de combustão interna, precisará de mais do que simplesmente parâmetros econômicos, como o custo de aquisição e o custo operacional. Nesse sentido, tão importante quanto o TCO (Custo Operacional Total), é a implementação de uma infraestrutura robusta para recarga das baterias, bem como a oferta de serviços e conectividade.

A estratégia “eDrive@VANs” se baseia em cinco pilares: solução completa, conhecimento do setor, rentabilidade, trabalho em parceria e transferência de tecnologia.

Elektrische Transporter von Mercedes-Benz Vans: eVito macht den Auftakt 2018; ganzheitliche eDrive@VANs Strategie zur Elektrifizierung gewerblicher Flotten
Electric vans from Mercedes-Benz Vans: eVito launches in 2018; holistic eDrive@VANs strategy for the electrification of commercial fleets

Foco na rentabilidade e no reduzido TCO

Quando se trata do TCO, os novos veículos elétricos se colocam em níveis equivalentes ao Vito a diesel. O preço maior de aquisição é compensado pelos custos de manutenção e energia menores, bem como por economia de impostos.

Um importante pré-requisito para o êxito dessa solução é a estrutura apropriada, bem como, o preço atrativo da eletricidade. Desenvolvimentos rápidos na tecnologia de baterias preveem que, no futuro, os veículos elétricos serão amortizados de modo mais rápido do que os de motores convencionais, oferecendo vários benefícios comerciais e ambientais.

“eVito” – autonomia de 150 km e velocidade máxima até 120 km/h

Com baterias de capacidade instalada de 41,4 kWh, a autonomia do “eVito” será de aproximadamente 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, como baixas temperaturas externas, com carga total, terá uma autonomia de 100 km.

A bateria pode ser carregada totalmente em cerca de seis horas, enquanto que uma potência de 84 kW e de até 300 Nm de torque disponibilizam desempenho dinâmico. Quando se trata de velocidade máxima, o cliente pode escolher entre duas opções: 80 km/h atende a todos os requisitos de tráfego em áreas urbanas, enquanto conserva energia e autonomia. Se há necessidade de mais velocidade, o cliente poderá escolher a faixa máxima de até 120 km/h.

Nessa primeira etapa de encomenda do “eVito” estão disponíveis duas versões de tamanho. A versão mais longa possui um comprimento total de 5.140 mm, enquanto a extra-longa mede 5.370 mm. Ele pode acomodar uma carga útil de 1.073 kg e um volume máximo de carga de 6,6 m3. A instalação da bateria embaixo do veículo contribui para a o uso irrestrito da totalidade do espaço interno. O PBT do veículo é de 3.200 kg.

Próximo marco de progresso da estratégia “adVANce”

A Mercedes-Benz Vans está impulsionando sua transição, deixando de ser apenas uma fabricante de veículos para se tornar uma provedora de soluções completas de mobilidade. Isso é resultado da iniciativa com visão de futuro “adVANce”, lançada em 2016. A reorientação estratégica também é a resposta aos desafios centrais das megatendências atuais – o aumento da urbanização com níveis de tráfego crescentes nas áreas centrais, requisitos mais exigentes de pureza do ar e a demanda de mobilidade sustentável.

Sob o guarda-chuva do “adVANce”, a marca da estrela de três pontas terá investido cerca de 500 milhões de Euros até 2020 em iniciativas como a integração de uma ampla gama de soluções de conectividade a suas vans, hardware inovador para o segmento e novos conceitos de mobilidade.

- Publicidade -