“A capacidade de transporte já está praticamente esgotada há alguns anos. A fabricação de caminhões cresce 12% ao ano. Nunca houve um crescimento assim. Há uma espera de seis a doze meses para conseguir comprar um veículo novo. O País não estava preparado, foi um lado ruim do crescimento do PIB”, afirmou Paulo Fleury, CEO do Instituto Ilos, no Fórum Internacional de Logística, no Rio de Janeiro.
O Instituto fez recentemente uma pesquisa sobre o preço do frete (veja a matéria), que apontou um aumento no custo do frete nos últimos cinco anos.
Fleury fez uma previsão sobre o mercado de caminhões que seria impensável em outros tempos: “Essa procura por caminhões está batendo com a capacidade das montadoras. Vamos ter que importar caminhão se a economia não der uma esfriada, a não ser que os projetos de novas fábricas comecem a produzir veículos para atender a demanda”.
Segundo o CEO do Ilos, entre as décadas de 80 e 90, a média de fabricação de caminhões era de 50 mil unidades por ano. Hoje, o número de caminhões fabricados está em quase 200 mil/ano. De acordo com dados da Anfavea, entidade que agrega os fabricantes nacionais, em 2010 foram produzidos um total de 189.785 caminhões.
Foto: Divulgação Scania