Fabricantes acreditam na consolidação do nicho de Caminhões Premium no Brasil

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

É um clube ainda restrito para bolsos grandes. Mas os caminhões extrapesados Premium, com potência acima de 400 cavalos, com cabines amplas e confortáveis, câmbios automatizados e uma tecnologia embarcada que não deixa a desejar na comparação com automóveis de luxo, podem vir a dominar as rodovias brasileiras até o fim da década. Tal projeção encontra sua base sólida ao verificar as novidades nos portfólios de quase todas as fabricantes que atuam no Brasil.

A Mercedes-Benz foi uma das primeiras a mostrar à imprensa e ao mercado o seu gigante Actros, que hoje é vendido via importação, e que a partir de janeiro de 2012 passará a ser produzido em série na fábrica de Juiz de Fora/MG. Já avaliado pelo Portal Brasil Caminhoneiro, esse caminhão é indicado, segunda a própria montadora, para transportadores “altamente profissionalizados, que focam a produtividade e valorizam a tecnologia, conforto, segurança e potência, além da economia de combustível”. Mas os concorrentes não dormiram no ponto.

Actros

“Para nós, esse mercado Premium é muito importante. Até hoje, nossos veículos atingiam, no máximo, 400 cavalos. Mas para atender o cliente de forma especial, trouxemos os modelos MAN TGX 29.440 (foto no topo da página) e 33.440 (ambos com motores de 440 cavalos de potência), que estarão nas mãos dos clientes a partir de janeiro de 2012”, adiantou José Ricardo Alouche, diretor de Vendas & Marketing Nacional e Serviços de Pós-Vendas da MAN Latin America.

“Os caminhões serão produzidos em Resende/RJ, e no próximo ano vamos aumentar o índice de nacionalização, que deve chegar a 65% ou 70%”, completou o executivo.

Na Europa, os extrapesados chegam a representar 50% dos caminhões vendidos anualmente. Por isso, as possibilidades de crescimento do mercado no Brasil são enormes. “Aqui no Brasil, o segmento representa 18% do mercado. Mas vamos buscar a liderança de vendas, pois nosso objetivo é chegar a 30% do Market Share em até cinco anos”, conta Alouche.

A Iveco trouxe uma surpresa para a Fenatran 2011: o Stralis Active Space, o AS, seu primeiro extrapesado para o mercado brasileiro, que será oferecido com três opções de motorização: 440, 480 e 560 cavalos de potência.“O mercado está se sofisticando cada vez mais. Nos pesados temos os modelos de entrada, os mais vendidos, e agora os Premium. E existem clientes que são muito exigentes em termos de conforto e maior rentabilidade. Por isso, trouxemos o AS”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da fabricante.

De acordo com o executivo da Iveco, hoje a participação de mercado da empresa no segmento de pesados com o modelo Stralis já está perto dos 15%. “Com o AS, acreditamos em mais 5%, chegando a 20%. Os motores mais potentes vão trazer mais clientes”.

Stralis AS

De acordo com Cavalcanti, no curto prazo o Brasil terá um mercado sólido de extrapesados. “Além de um caminhão Premium ser um ‘cartão de visitas’ da empresa, temos a questão de produtividade. Há transportadores que necessitam de um caminhão rodando por duas semanas seguidas. E conforto para o motorista significa produtividade para o dono da frota”, aponta Alcides.

O diretor comercial da Iveco também abriu o leque de oportunidades de um Premium: “O transportador pode ter melhores valores de revenda nessa categoria. E os motores de maior potência garantem uma velocidade média maior, o que agiliza as entregas e torna o ciclo de transporte mais eficaz. Ter um Premium não é só um luxo, mas sim uma necessidade”.

O AS começa a ser vendido em fevereiro, e será inteiramente produzido no Brasil, com mais de 85% de conteúdo nacional. “No primeiro ano, acreditamos que podemos vender 1,5 mil unidades a mais nesse volume de 5 mil caminhões Stralis que já vendemos por ano”, afirmou Cavalcanti.

Veja os caminhões Premium da Scania, Volvo, International, DAF e Sinotruk

Fotos: Divulgação

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