Fabricantes investem em treinamento especializado e preparação de estoque para o pós-venda do Euro 5

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

Caminhões com tecnologia Euro 3 poderão ser comprados até 31 de março de 2012. Depois dessa data, quem comprar um zero quilômetro já sabe: Ele virá com motorização Euro 5, que exige abastecimento de diesel, preferencialmente, com baixa octanagem (S-50) e ureia. E para atender as exigências das novas tecnologias, as fabricantes vêm preparando seus serviços de pós-vendas com muito treinamento especializado.

A MAN Latin America, por exemplo, inaugurou no final de maio um centro de treinamento com 3.500 metros quadrados na cidade de São Bernardo do Campo/SP. O local tem salas de aula, boxes de serviços e equipamentos de última geração, espaços para reuniões e conferências. O investimento foi de R$ 5 milhões. Mecânicos de concessionárias recebem aulas em cabines de caminhões em corte para a visualização e reprodução de mais de 200 falhas para diagnósticos.

Cinco meses depois da inauguração, Antonio Cammarosano Filho, Diretor de Vendas do Mercado Nacional da MAN Latin America (Foto acima), traça o balanço: “Praticamente 100% da área técnica da nossa rede já foi treinada, juntamente com os profissionais de Vendas”.

Ainda segundo Cammarosano Filho, as operações de reposição de peças para os caminhões Euro 5 já estão prontas para serem iniciadas. “Já temos um estoque preparado em Vinhedo/SP não só para o Euro 5, mas também para os caminhões extrapesados que virão com a marca MAN. O parque de Vinhedo tem uma logística muito interessante, pois no mesmo local são distribuídas peças de automóveis e caminhões, e vamos oferecer muita agilidade nos atendimentos aos clientes”, explica o executivo.

Universidade Corporativa

Por meio de um sistema acadêmico, a Iveco tem como meta formar 1.200 mecatrônicos (profissionais que atuam com Mecânica e Eletrônica) em serviços de manutenção de caminhões Euro 5 até março de 2012. Esses profissionais atuarão em 97 pontos de vendas distribuídos pelas principais rotas rodoviárias do Brasil.

“Desde setembro, estamos realizando treinamentos com profissionais da área técnica, que se especializam em nossos veículos, aprendendo como funcionam seus sistemas elétricos e eletrônicos (tecnologia embarcada), quais são as novidades das transmissões semi-automatizadas, e do que se trata a aplicação de ureia”, explica Maurício da Costa Gouveia, Diretor de Pós-Venda da Iveco.

Maurício Gouveia, Diretor de Pós-Venda da Iveco

“Até o final do mês de fevereiro, esses técnicos passarão por salas de aula em nossas unidades industriais de Betim e Sete Lagoas, ambas em Minas Gerais, onde não serão liberados até conseguirem a qualificação mínima exigida em uma avaliação”, diz Gouveia, ressaltando que os profissionais terão que atingir, em uma avaliação, 7 (sete) como nota mínima para aprovação.

Desde 2007, os profissionais da área técnica das concessionárias estão com seus desempenhos obtidos em cursos registrados no portal de internet Iveco Web Academy. Nele, o aluno pode conferir suas avaliações, sabendo em que pontos deve melhorar sua formação.

“Em 2011, já aplicamos em nossos treinamentos 35.000 horas-aula. Todo esse investimento se reflete em outro número importante: Elevamos nossa capacidade de atendimentos realizados pela rede, saindo de 30 mil serviços por ano para realizar, hoje, 250 mil serviços por ano. Isso significa que oferecemos o mecânico certo, que faz um atendimento correto, cuida melhor do nosso cliente e aplica a peça ideal durante a manutenção”, finaliza Maurício Gouveia.

Fotos: Fábio Rogério

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