Fontaine lança quinta roda desenvolvida para os mercados brasileiro, norte americano e europeu

A Fontaine apresenta na Fenatran, 19º Salão Internacional do Transporte, que acontece entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Anhembi, em São Paulo, SP, um de seus maiores projetos no Brasil: o desenvolvimento e produção 100% nacional da quinta roda de 3 e ½ polegadas.

Com a nacionalização, a Fontaine oferece uma resposta às necessidades do mercado brasileiro, principalmente do segmento canavieiro e madeireiro. De acordo com Marcos Moraes, gerente comercial da Fontaine Brasil, o corpo de engenharia brasileiro desenvolveu o projeto juntamente com centro de desenvolvimento e pesquisa do Alabama, EUA, e chegaram à criação da quinta roda de 3 e ½ polegadas de ferro fundido nodular. “O Brasil precisava de um produto com maior capacidade, específico para equipar caminhões 6×4”, afirma o executivo.

A empresa desenvolveu o equipamento para os segmentos de caminhões pesados e extrapesados, que atualmente representa de 8% a 10% da demanda nacional de quinta roda. A tecnologia 100% nacional propicia aos fabricantes alcançar maior índice de nacionalização de seus produtos e com isso oferecer aos seus clientes acesso ao Finame e todos incentivos do governo federal. Testado e certificado pelo Inmetro, por órgãos norte-americanos, europeus e canadenses, o produto também será oferecido aos mercados destes países.

Exclusivo sistema anti falso engate

Seguindo o rigoroso padrão norte-americano de segurança em transporte rodoviário de carga, a Fontaine oferece em toda sua linha de quintas rodas de 2 polegadas, produzidas no Brasil o exclusivo sistema anti falso engate. “Este sistema oferece total segurança no engate, evitando risco de um falso engate que pode gerar graves acidentes”, enfatiza o Moraes.

Única do gênero produzida em série no Brasil e no mundo, o sistema não acopla caso o pino rei não esteja posicionado e travado corretamente. De acordo com Moraes durante a Fenatran os visitantes poderão visualizar a diferença e entender seu funcionamento.

Crescimento contínuo

A experiência do Grupo Ibero no segmento de implementos rodoviários foi crucial para o aumento de participação no mercado nacional da Fontaine. Desde que foi adquirida pelo grupo, de capital nacional, há dois anos, a Fontaine vem aumentando continuamente sua participação de mercado junto às fabricantes de caminhões Scania, Volvo, Mercedes-Benz e recentemente Iveco, sem falar nos produtos que já estão em fase final de testes e aprovação na MAN. Antes da aquisição, a marca detinha 10% mercado das fabricantes de caminhões e hoje já alcança 23% de participação. No mercado de implementos, a participação também vem apresentando alta. Em 2011, a Fontaine detinha 13% e hoje já possui 62% de participação, sendo líder no fornecimento de quinta roda a este segmento.

Em 2012, a empresa atingiu faturamento de 25 milhões de reais, mesmo em um ano de queda de vendas no segmento de caminhões. Em 2011, a Fontaine recebeu um aporte de 11 milhões de reais que foram destinados ao desenvolvimento de novos produtos. Para 2015 a perspectiva é que haja um aumento de participação da marca no mercado de quinta roda para 35% no Brasil e a necessidade da construção da nova planta.

A Fontaine Brasil se transformou em um centro de excelência e referência, exportando seus produtos para o Canadá, Estados Unidos, Europa e América do Sul.

- Publicidade -