Fórmula Truck apresenta equilíbrio inédito na temporada de 2013

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck prepara a realização de sua sétima etapa, dia 8 de setembro na Argentina, com parte dos pilotos e equipes trabalhando para manter um panorama inédito. A corrida no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, cidade da província de Córdoba, poderá revelar aos registros de estatística o sétimo piloto vencedor de 2013. Jamais a F-Truck proporcionou tamanha rotatividade no degrau mais alto do pódio.

Cada uma das seis corridas já disputadas teve um vencedor diferente. As quatro primeiras tiveram pilotos de caminhões Mercedes-Benz em primeiro – Wellington Cirino em Viamão, Paulo Salustiano em Londrina, Régis Boessio em Caruaru e Geraldo Piquet em Goiânia. A série da marca foi interrompida em São Paulo, onde Beto Monteiro venceu com Iveco. A última prova marcou em Cascavel a primeira vitória de um caminhão MAN, com Felipe Giaffone.

Até então, a temporada de 2006 foi a que mais alternou vencedores na fase inicial. Leandro Totti abriu o campeonato vencendo com Ford em Caruaru. Pedro Muffato e Roberval Andrade, ambos de Scania, venceram as etapas de Fortaleza e São Paulo. Renato Martins, de Volkswagen, ganhou a quarta, em Guaporé. Vinicius Ramires, de Mercedes-Benz, venceu em Campo Grande. A sexta prova daquele ano, em Cascavel, teve vitória de Martins.

Essa rotatividade repetiu-se dois anos depois. Beto Monteiro e Roberval Andrade, então companheiros de equipe, levaram seus Scania a vitórias nas etapas de Guaporé e Goiânia, as primeiras do calendário. Felipe Giaffone, com Volkswagen, ganhou em Caruaru. Geraldo Piquet e Wellington Cirino, parceiros na ABF/Mercedes-Benz, foram os vencedores seguintes, em Fortaleza e São Paulo. Cirino voltou a vencer na sexta etapa, em Londrina.

O equilíbrio de 2013 é refletido diretamente nas tabelas de classificação dos dois campeonatos em disputa na Fórmula Truck. Pelo Brasileiro, apenas seis pontos separam o líder do sexto colocado – a cada etapa, um piloto pode somar o máximo de 32 pontos. Oito pilotos têm chance de ocupar a liderança da competição após a etapa de 8 de setembro na Argentina, que também vai definir a classificação final do Campeonato Sul-Americano.

Composto por quatro das dez etapas previstas no calendário da F-Truck – as de Viamão, Caruaru, São Paulo e Alta Gracia –, o Sul-Americano oferece um panorama pitoresco. Totti, o primeiro colocado na tabela com vantagem de 11 pontos sobre o vice-líder Cirino, ainda não venceu em 2013. Disposto a sair da Argentina com o bicampeonato sul-americano, ele lidera a lista de 20 pilotos que buscam manter o revezamento de vitórias na categoria.

- Publicidade -