por Leandro Tavares,
de São Paulo (SP) para o Brasil Caminhoneiro
O conforto nas viagens de transporte rodoviário de passageiros é o principal ponto para as empresas do segmento. Com base nessa máxima, o Grupo JCA anunciou nesta segunda-feira em evento realizado em São Paulo (SP) o investimento de aproximadamente R$ 70 milhões a compra de 73 ônibus novos ônibus Double Decker implementados pela Marcopolo sobre chassis Scania.
Os modelos serão utilizados por empresas de transporte de passageiros do grupo, entre elas a Auto Viação Catarinense, Viação Cometa, Auto Viação 1001 e Rápido Ribeirão Preto. Do lote total, são 67 chassis Scania K 440 8×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD e seis chassis Scania K 360 6×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200.
Os ônibus possuem assentos leito no primeiro andar com poltronas que reclinam até um ângulo de 180 graus, um novo padrão de conforto para a empresa. Diretor executivo da Viação Cometa, Fernando Guimarães afirma que não haverá aumento no custo de passagens. “Manteremos nossa política de preços. Essa é uma mudança mais focada na qualidade do serviço”, explicou o executivo. Além do conforto, o investimento faz parte do plano da empresa de chegar a uma frota com idade média de três anos em 2015 e de se preparar para a mudança no regime da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de concessão para autorização das linhas interestaduais.
Marcelo Antunes, membro do Conselho do Grupo JCA, acredita que o anúncio do governo federal (em junho de 2014) da mudança no regime das linhas da ANTT foi um fator decisivo para a estratégia da empresa. “O passageiro volta a ser o protagonista. Sempre atendemos bem nosso cliente, e agora vamos pôs a sua disposição a frota mais completa do mercado”, explica.
“Esse negócio, o mais importante entre Scania e Grupo JCA nos últimos dez anos, comprova a confiança da empresa em nossas soluções”, salienta Ciro Pastore, responsável por vendas de chassis rodoviários da Scania no Brasil. O Scania K 440 8×2 é focado para a implementação Double Decker, porém seu chassi de quatro eixos pode ser usado em diferentes tipos de aplicações rodoviárias para médias e longas distâncias. O veículo conta com motor de 13 litros, 440 cv de potência e torque de 2.300 Nm. Já os seis chassis K 360 6×2 vendidos são voltados para linhas rodoviárias regulares interestaduais, fretamento ou no turismo para médias e longas distâncias. O produto sai de fábrica com propulsor de 13 litros, 360 cv de potência e torque de 1.850 Nm.