A ZF anuncia a nacionalização em 2015 das linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000. Com isso, estreia em Sorocaba, SP, uma nova linha de produção, destinada exclusivamente ao setor de construção. Os modelos da linha de transmissões WG90, estes importados, completam o portfólio de soluções ZF para o mercado de construção, que estará exposto na M&T Expo 2015 – 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração. O evento será realizado entre os dias 9 e 13 de junho, no São Paulo Expo.
De acordo com Paulo Vecchia, Gerente de Vendas, Pós-Vendas e Projetos, o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no Brasil, com volume de produção aproximado de 10 mil retroescavadeiras por ano, ou seja, 20 mil eixos, dianteiros e traseiros. Esse mercado atende a diversos pilares importantes da economia nacional. Entre eles, a construção civil de pequeno e grande porte, infraestrutura em geral e agrícola, onde existe a necessidade de máquinas versáteis.
“A quantidade de solicitações por conteúdo local foi um fator decisivo para que a ZF localizasse os eixos, que até então eram produzidos por outras plantas da empresa no exterior”, reforça Silvio Furtado, Diretor da Unidade de Tecnologia Industrial na América do Sul. A produção já trabalha em regime de pré-série com SOP (start of production) previsto para terceiro trimestre deste ano, e representa mais um importante passo da ZF no mercado latino americano.
Com a nacionalização das linhas de eixos que estarão expostas na M&T Expo 2015, a ZF espera estimular os negócios no segmento de máquinas de construção, setor em que a empresa apresenta significativo portfólio de soluções. Além disso, a ZF pretende alavancar a participação de eixos ZF no segmento de retroescavadeiras na América do Sul e atuar com outros produtos para o mercado de máquinas de construção.