Nem todo mundo sabe, mas existe uma diferença entre aro e disco. Aro é a peça que tem contato direto com o pneu, enquanto o disco é o círculo interno da roda, que faz contato direto com o eixo do veículo. Junto, ambos montam uma roda. Com isso em mente, está na hora de fazer a inspeção das rodas de seu veículo.
Antes de tudo, é preciso verificar se as bordas do aro apresentam algum tipo de deformação. Caso exista, elimine rebarbas agudas e afiadas para evitar desgaste do pneu, tanto na montagem quanto na utilização. Rodas amassadas, já muito deformadas, devem ser aposentadas.
De acordo com a Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA), um detalhe que precisa ser seguido é o uso de parafusos que encaixem perfeitamente com o cubo de roda, deixando o disco bem preso. Em caso de rachaduras ou imperfeições, substitua imediatamente a roda para evitar acidentes. Ferrugens também são indicadores de que está na hora de encostar uma roda, pois pode deixar o equipamento mais fino e frágil.
As rodas amassadas ou deformadas não devem ser recuperadas, pois mesmo que cada curva pareça estar em perfeito estado, ela certamente não está como a original e pode diminuir a eficiência dos pneus, além de ser um risco para a segurança.