por Leandro Tavares,
de Resende (RJ) para o Brasil Caminhoneiro
A Fenatran 2013 já não tem mais novidades programadas das grandes fabricantes de caminhões no Brasil. Após Scania, Ford, Iveco, Volvo e Mercedes-Benz apresentarem nesta ordem seus lançamentos para o maior evento do setor, nesta terça-feira foi a vez da líder do mercado, a MAN Latin America, anunciar um novo produto.
Na busca de aumentar a modesta participação de 9,6% no setor de extrapesados, único em que a empresa alemã não possui a liderança e o que mais cresceu no Brasil em 2013 (53% maior em relação a 2012), a MAN Latin America apresentou os novos cavalos mecânicos VW Constellation 19.420 4×2, 25.420 6×2 e 26.420 6×4 Tractor.
Os novos modelos são equipados com motor Cummins ISL de 420 cv de potência e 1.850 Nm de torque. E como a tendência do segmento pede por uma transmissão automatizada, os caminhões terão a caixa V-Tronic de 16 velocidades, produzida pela ZF.
Além disso, os cavalos-mecânicos possuem controle de tração, auxilio de partida em rampa, freios ABS+EBD, vidros elétricos, travas elétricas e espelhos retrovisores com regulagem elétrica de série. No entanto, o grande diferencial dos modelos são o peso. Com cerca de 1.100 kg menos peso que os principais concorrentes, os novos VW Constellation poderão carregar mais carga, tornando-se uma ferramenta lucrativa com o passar dos anos.
Durante a apresentação, o vice-presidente de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, explicou os benefícios do peso reduzido. “Considerando que o frete da tonelada de soja custa R$ 172, com uma frota de dez veículos uma viagem entre Anápolis(GO) e o Porto de Santos (SP) rende um incremento de R$ 1.720. Com cinco viagens aos mês dessas frota, o valor sobe para R$ 8.630. Num ano, esse valor chega a R$ 103.200. Se na volta o caminhão levar fertilizante, podemos chegar a um aumento de mais R$ 43 mil ao ano.
Entre os extrapesados com motorização acima de 420 cv, a MAN Latin America possui somente 2,5% de participação. Com a introdução da nova linha, o objetivo da empresa é conseguir recuperar os três pontos percentuais perdidos em 2013 no total de participação no mercado de caminhões no Brasil, uma vez que este nicho acima de 400 cv é responsável por 25% do total de vendas de extrapesados.
O caminhão Constellation 19.420 4×2 terá preço de partida em R$ 320 mil, sendo destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com PBTC de até 46 toneladas. Já o 25.420 6×2 custará R$ 330 mil, com PBTC até 53 toneladas. Por último, o Constellation 26.420 6×4 terá o preço base de R$ 347 mil, sendo destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem, com PBTC de até 57 toneladas.
Outras novidades
Além de estar disponível para o VW Constellation com motor de 420 cv, a transmissão automatizada V-Tronic também poderá ser instalada nos cavalos mecânicos Volkswagen com 330 e 390 cv. Outra novidade fica por conta da cabine, agora com opção de teto baixo. Desta forma, operações como cegonheiros podem ser configuradas para a linha da MAN Latin America.
Já no extrapesado premium MAN TGX, duas mudanças mais discretas em relação ao design e à ergonomia do caminhão foram feitas: o painel da grade frontal teve um reposicionamento do leão da MAN, que agora fica acima do escrito MAN, cujo tamanho foi aumentado. Já o volante está com diâmetro menor, para melhorar a empunhadura, e logotipo alterado nos mesmos moldes do painel da grade frontal.
Junto com a chegada dos novos produtos, a MAN Latin America anuncia o investimento de R$ 11 milhões na ampliação da capacidade de sua segunda linha de montagem em Resende (RJ). A área comporta agora a produção do dobro de veículos, passando de oito para 16 unidades por turno. Esse volume adicional será destinado ao aumento de capacidade dos modelos MAN TGX, micro-ônibus e novos projetos, já contribuindo para maior flexibilidade na linha principal.
Venda de lançamentos
Antes mesmo de serem introduzidos no mercado, os novos caminhões extrapesados já possuem 100 unidades vendidas. A compra foi realizada pela Gabardo Transportes, transportadora com grande frota de veículos VW, sendo que 70 veículos são do modelo 19.420 4×2 com cabine leito teto baixo e as outras 30 unidades vendidas são do 25.420 6×2 com cabine leito teto baixo.