Mato Grosso do Sul poderá ganhar rodovia ecológica

O trecho da BR-262 que atravessa a região de Pantanal entre Anastácio/MS e Corumbá/MS poderá se tornar a primeira estrada ecologicamente correta do Estado do Mato Grosso do Sul. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) entregou ao Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis) um relatório com os detalhes das exigências para a concessão da permissão de obras na pista.

Como o trecho fica em área protegida, o Ibama exigiu programas específicos. A rodovia deverá ter sinalização especial, cercas em áreas críticas para evitar morte de animais na pista, 93 passagens de animais sinalizadas e um mirante turístico no entroncamento da Estrada Parque.

A estrada também tem previsão de instalar redutores de velocidade em áreas de maior fluxo de animais e armadilhas fotográficas, que serão monitorados por biólogos e técnicos do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná.

As medidas foram pensadas após a análise de um estudo da Universidade do Paraná apresentando ao Ibama, que registrou o atropelamento de 1.400 animais de 88 espécies no período de um ano entre Campo Grande e Corumbá. As espécies mais atingidas foram o cachorro do mato e o tamanduá-mirim.

Foto: Divulgação

- Publicidade -