Mercado de caminhões cresceu quase 10% em 2011 em comparação com 2010

Por Mauro Cassane

O mercado de caminhões fechou o ano passado ligeiramente abaixo do que a indústria e as revendas previam (180 mil unidades), mas ainda assim apresentou resultado 9,69% melhor do que 2010. No ano passado foram emplacados 172.661 caminhões contra 157.409 unidades no ano anterior. Dados consolidados divulgados hoje pela Fenabrave, entidade que congrega os concessionários de veículos de todo o País, também demonstram que o mês de dezembro (15.615 unidades) do ano passado foi 16,23% melhor que novembro (13.434 veículos).

Em dezembro, como no ano passado inteiro, os caminhões da Volkswagen foram os mais vendidos mantendo a marca na liderança do mercado com 27,54% do total comercializado no mês. No acumulado de 2011 a Volkswagen se consagrou como a líder ao abocanhar 29,43% do mercado. Em segundo lugar aparece a Mercedes-Benz, com 24,55%, em terceiro a Ford, com 17,58%, em quarto a Volvo, com 11,04%, em quinto a Iveco, com 8,26% e em sexto lugar a Scania, com 7,81%. Vale menção à Sinotruck que, com 879 unidades comercializadas no ano passado, se posicionou na 7ª colocação entre as marcas mais vendidas, à frente da Agrale, que ficou com a 8ª posição e International, em nono lugar.

No segmento semi-leve o veículo mais vendido no ano passado foi, mais uma vez, o Ford F 350, com 3.673 unidades emplacadas, e em segundo lugar o chassi-cabina Iveco Daily 5516 com 1.701 unidades. Nos leves o VW 8-150 foi o preferido com 7.689 unidades, seguido de perto pelo Mercedinho 710, com 7.220 veículos vendidos. Nos médios deu Volkswagen novamente com o VW 13-180 (4.870 unidades comercializadas), quase o dobro do segundo lugar, o Mercedes-Benz 1318 (2.463 modelos emplacados).

Já no forte segmento dos semi-pesados a Volkswagen se manteve, com muita tranqüilidade, na liderança. Seu modelo VW 24-250 foi, de longe, o mais vendido: 12.740 unidades, 19,34% de participação. Em segundo lugar vem o Mercedes-Benz 1620, outrora grande campeão de vendas, mas agora fica bem longe de seu concorrente líder, com 5.499 unidades emplacadas. Nos pesadões a briga continua entre as tradicionais Volvo e Scania, com vantagem para a primeira com o modelo FH 440 que fechou o ano passado com 8.203 unidades emplacadas (17,21% do segmento), seguido pelo Scania G 420 com 5.310 caminhões vendidos e 11,14% de participação.

No ano passado as vendas de caminhões registraram mais um recorde no Brasil. De acordo com Flavio Meneghetti, novo presidente da Fenabrave, a projeção da entidade é que o mercado bata novo recorde este ano com a comercialização de 189 mil unidades. “Com a proximidade de eventos importantes como Copa do Mundo e Olimpíadas se faz urgente diversas obras de infraestrutura, há ainda a premência na renovação da frota de caminhões e deve-se considerar que o governo já dá sinais de que os juros vão baixar mais acentuadamente. Outros dois fatores importantes para uma projeção mais otimista para os caminhões é a compra mais acelerada de veículos Euro 3 até março e a expectativa de mais uma safra recorde de grãos”.

foto: Ilustração

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