A Mercedes-Benz proporcionará uma ampla visão do desenvolvimento do setor de distribuição de cargas ao exibir doze exemplares de caminhões históricos e quatro modelos modernos na exposição “Retro Classics” deste ano. O evento será realizado em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 13 e 16 de março.
A empresa apresentará os últimos 118 anos da sua história de veículos comerciais com modelos antigos. Os primeiros caminhões – por exemplo, o Daimler 4 HP de 1899 – já eram utilizados para serviços de distribuição em curtos percursos. Entre os modelos em destaque na exposição estão um transportador de carros de corrida da era dos “Flechas de Prata“, baseado no Lo 2750 de 1936, e o primeiro caminhão produzido em Wörth, um LP 608 de 1965.
Por sua vez, o caminhão LP 608 com sua confortável cabina avançada Pullman – o primeiro modelo a sair das linhas de produção da recém concluída fábrica da Mercedes-Benz de Wörth em 1965 – ainda consegue fazer brilhar os olhos dos entusiastas. Estes veículos leves eram muito comuns nas estradas até o início dos anos 80.
Também em exposição no evento, um LP 813 com carroçaria para a distribuição de bebidas e um LK 814, um caminhão leve campeão de vendas no período de 1984 a 1998, ainda podem ser vistos nas estradas em torno de Stuttgart.
Os veículos expostos no evento pertencem a colecionadores particulares, à fábrica da Mercedes-Benz de Wörth e ao Mercedes-Benz Classic Center. Para evidenciar o contraste entre o passado e o presente, a unidade de Wörth enviou quatro veículos da atual geração: o mais recente Atego com carroçaria para distribuição de bebidas; o último caminhão pesado SLT baseado no Mercedes-Benz Arocs 4163 8×4, um cavalo mecânico de quatro eixos para trabalho em transporte extremamente pesado, com CMT de até 250 toneladas, que só foi apresentado ao público algumas semanas atrás; um basculante pesado com tração em todas as rodas da série Arocs; e o novo Mercedes-Benz Actros.
Desde 2001, a “Retro Classics” de Stuttgart se estabeleceu como uma das maiores e mais modernas exposições de veículos comerciais clássicos da Europa. No ano passado, 77.000 visitantes compareceram ao evento em Stuttgart.