MWM apresenta no Brasil motor que atende norma Euro 6

Por Mauro Cassane

Nem na Europa a norma exige motores a diesel tão sofisticados e ecológicos. Lá ainda vale as regras do Euro 5, as mesmas que valerão no Brasil a partir do primeiro dia do ano que vem. Contudo, algumas marcas, como a Scania, já têm engenhos que atendem restrições de emissões ainda mais severas e que nem entraram em vigor no velho continente.

A MWM também já tem pronto o motor que atenderá as normas Euro 6. Os protótipos testados e aprovados em dinamômetro no Centro Tecnológico da empresa conjugam no motor os sistemas EGR (Exhaust Gases Recirculation), o NPF (NOx-Particulate Filter), uma combinação do aftertreatment SCR (Seletive Catalitic Reduction), com o   DPF – (Diesel Particulate Filter), que resulta em um catalisador com filtro fechado para diminuição do material particulado (PM).

A tecnologia foi apresentada no 20º Congresso SAE Brasil. E o motor foi batizado de MaxxForce 3.2H Euro 6. De acordo com o gerente de Divisão de Desenvolvimento do Produto, Domingos Carapinha, o novo engenho possui sistema de combustão com tecnologia que o torna mais limpo, permitindo que os catalisadores atinjam o nível de emissão exigido.

“Comparado ao Euro 5, o propulsor Euro 6 reduz em cinco vezes a emissão de NOx e em duas vezes a de material particulado. Os testes indicaram que o Euro 6, abastecido com o combustível de 10 ppm (parte por milhão), oferece benefícios como:  redução no consumo de combustível, redução no abastecimento de ureia e melhor performance de emissões, que gera ganhos ambientais”, afirma o gerente.

Com a nova tecnologia, que foi desenvolvida e aperfeiçoada em dois anos, a empresa pretende atender os mercados globais, sendo que já possui contrato para o fornecimento dos motores MaxxForce 3.2H e 7.2H na versão Euro 6 para Daewoo, na Coreia do Sul.

No Brasil, a previsão é que o Proconve P8, equivalente ao Euro 6, entre em atividade em 2016. Durante o período, a MWM International introduzirá a tecnologia em todas as famílias dos motores MaxxForce.

O MaxxForce 3.2H foi desenvolvido com recentes tecnologias diesel, como os injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez.

O MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em caminhões leves, veículos urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans.

Foto: Divulgação MWM

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