por Mauro Cassane,
editor do Portal Brasil Caminhoneiro, de Hannover, na Alemanha
Sem previsão para chegar ao Brasil, mas já bem conhecida na Europa, a série EfficientLine, do pesadão MAN TGX, chega à sua segunda geração. A engenharia MAN botou foco na economia de combustível e o resultado está em exposição no estande da empresa no IAA, em Hanover, Alemanha.
A série EfficientLine foi apresentada aos europeus em 2010 e, até agora, mais de 27.000 clientes do velho continente adquiriram o modelo. Todos os novos sistemas eletrônicos deste veículo visam a redução de combustível. A regulagem da velocidade de condução (FGR, na sigla em inglês) economiza, com o aproveitamento otimizado da energia do balanço em descidas e inclinações, até 6% de combustível.
O conjunto propulsor do TGX com os motores D26 com TopTorque está ajustado a uma condução especialmente eficiente do ponto de vista do consumo de combustível e de baixa velocidade. Os novos motores contam com aumento de torque de 200 Nm. A nova função Speed Shifting muda mais rapidamente entre as velocidades 10, 11 e 12, e reduz as interrupções da força de tração nas inclinações.
Tudo foi pensado para economizar diesel: desaparecem, por isso, o quebra-sol e as buzinas de ar comprimido, enquanto o revestimento lateral aerodinâmico do chassis ajuda a economizar combustível adicional. A configuração do limitador de velocidade para 85 km/h em vez de 89 km/h reduz a resistência ao rolamento em dez por cento. Além disso são utilizados pneus de deslizamento fácil.
O compressor de ar para a alimentação de ar comprimido é controlado nos modelos EfficientLine em função da necessidade (Air Pressure Management): O compressor de ar só é acoplado quando é consumido ar comprimido. Isto reduz o tempo de operação em comparação com um compressor de funcionamento permanente em cerca de 90% no transporte de longo curso.