Novo centro de pesquisa pode quadruplica número de estudos de novos medicamentos contra contra câncer

Por Evelyn Haas
do Portal Brasil Caminhoneiro

O estado de São Paulo ganhou nesta terça-feira um novo centro público de pesquisa e clínica em oncologia, localizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Octavio Frias de Oliveira, permitindo que o número de pesquisas de novos medicamentos e estratégias de tratamentos contra o câncer seja quadruplicado – passando dos quase 200 estudos para 800 – se torne mais eficaz e menos agressivo.

Para oncologista Paulo Hoff, diretor geral do Icesp, “ampliar as chances de cura e sobrevida de pacientes com câncer passa obrigatoriamente pela pesquisa de novos compostos e tratamentos que possam dar respostas mais eficazes. Este novo centro nos permitirá avançar ainda mais nesta área”.

A área de pesquisa clínica do Icesp é uma alternativa ao paciente que não tem boas opções com terapias convencionais. Atualmente, 240 pacientes participam a cada ano de estudos realizados pelo hospital. Com o novo centro esse número deverá ultrapassar 500.

Com cerca de 80 profissionais, centrífugas, geladeiras e poltronas especiais de quimioterapia, o setor de pesquisas clínicas do Icesp centralizará todo o trabalho realizado na instituição, gerando melhor o fluxo de informações e qualidade dos estudos.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, inaugurado em maio de 2008, recebe anualmente cerca de 15 mil casos novos de câncer, atendidos gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O investimento no laboratório e no Hospital-Dia foi de R$ 500 mil

Foto: Willian Pereira

- Publicidade -