Os 5 sons do caminhão que você nunca deve ignorar

Olá, irmãos e irmãs da estrada!

Na boleia, o som do motor é quase uma música. Quem vive na estrada sabe: cada ronco, cada chiado e até aquele estalo diferente contam uma história sobre o caminhão.

Mas atenção, parceiro, tem som que é um aviso de problema sério chegando. E, se você ignorar, pode acabar com o caminhão parado no acostamento (ou pior: no guincho).

Por isso, se liga nesses 5 sons do caminhão que você nunca deve ignorar 👇

  1. Barulho metálico vindo do motor 

Sabe aquele som de ferro batendo em ferro, como se algo estivesse solto dentro do motor?

⚠️ Esse é um dos sinais mais perigosos! Pode indicar desgaste de bielas, bronzinas ou pistões, e continuar rodando assim pode causar um prejuízo daqueles.

👉 O que fazer: pare o caminhão o quanto antes e procure uma oficina. Esse tipo de barulho pode piorar rápido e transformar um reparo simples em um motor inteiro comprometido.

  1. Chiado ou assobio ao acelerar 

Ouviu um “pssshhh” diferente quando pisa no acelerador? Pode parecer inofensivo, mas é sinal de que o sistema de ar comprimido ou o turbo estão com vazamento.

🚛 Caminhão a ar precisa de pressão constante e, se houver vazamento, o freio pode falhar ou o desempenho cair.

E, quando o problema é no turbo, além da potência, vai junto o consumo: o motor começa a gastar mais combustível.

👉 O que fazer: verifique mangueiras, conexões e o intercooler. Um simples aperto ou troca de vedação pode resolver e evitar um problemão.

  1. Rangido ou estalo ao frear 

Se os freios começaram a chiar ou fazer aquele estalo metálico, não ignore!

É o jeito do seu caminhão avisar que as lonas, pastilhas ou tambores estão desgastados, e isso pode comprometer a segurança na estrada.

Às vezes, o barulho vem também de sujeira ou peças mal lubrificadas, mas não arrisque.

👉 O que fazer: pare, inspecione o sistema e, se necessário, substitua o material de atrito. Segurança em primeiro lugar!

  1. Barulho seco na suspensão ou ao passar em buracos 

A estrada brasileira, a gente sabe, não é tapete. Mas, se o caminhão começou a dar batidas secas, estalos ou rangidos ao passar em desníveis, pode apostar: tem coisa errada na suspensão.

Esse tipo de som indica buchas gastas, amortecedores vencidos ou molas danificadas. Rodar assim pode comprometer a estabilidade, o conforto e até o alinhamento dos eixos.

👉 O que fazer: leve o caminhão para revisão. Uma suspensão em dia é sinônimo de economia nos pneus e segurança no trecho.

  1. Ronco ou vibração diferente no escapamento 

O som do escapamento é como a identidade sonora do caminhão.

Por isso, se ele muda, fica mais alto, abafado ou começa a vibrar, é sinal de vazamento ou entupimento no sistema.

Além de aumentar o consumo, isso afeta o desempenho e pode até causar superaquecimento do motor.

👉 O que fazer: verifique se há furos no cano, nas juntas ou no silencioso. Às vezes, é só uma braçadeira solta, mas pode ser algo mais sério.

Ouvir o caminhão é cuidar do seu parceiro de estrada 

O caminhão fala com você o tempo todo, o segredo é saber escutar.

Esses sons são o jeito dele dizer: “Ei, me dá uma olhada aqui antes que piore.”

Ignorar pode custar caro: combustível, tempo, frete perdido e, principalmente, segurança.

Manter o ouvido atento e as manutenções em dia é o que separa o motorista comum do caminhoneiro de verdade, aquele que entende o som da estrada.

Fique ligado no Brasil Caminhoneiro! Siga nossas redes sociais e não perca o nosso programa de rádio de segunda a sábado, às 5h, na Rádio Capital. Nos fins de semana, estamos na Record TV (sábado, às 7h30) e na Record News (domingo, às 7h30). Queremos você sempre seguro e informado. 

- Publicidade -