PACCAR anuncia queda nos resultados e rendimentos do primeiro trimestre de 2013 em relação ao ano passado

A PACCAR divulgou os rendimentos e lucro líquido para o primeiro trimestre de 2013. No período, a companhia teve um resultado de U$ 236,1 milhões (U$ 0,67 de resultado por ação diluído) em comparação com os U$ 327,3 milhões obtidos no primeiro trimestre do ano passado. As vendas líquidas e as receitas dos serviços financeiros do primeiro trimestre de 2013 foram de U$ 3,92 bilhões em comparação com os U$ 4,78 bilhões relatados no primeiro trimestre de 2012.

“Em comparação ao ano passado, os resultados do segmento de caminhões da PACCAR refletem uma queda nas vendas do setor na América do Norte, devido ao crescimento econômico mais lento. O comércio de peças de reposição da PACCAR continua estável e o desempenho da PACCAR Financial Services é sólido”, declarou Mark Pigott, chairman e CEO da empresa.

Nos últimos dois anos, a empresa investiu mais de U$ 1,5 bilhões em novos produtos e serviços. Recentemente, a PACCAR lançou os novos caminhões DAF CF Euro 6 e LF Euro 6, o Kenworth T880 e o Peterbilt Modelo 567. Estes veículos complementam os novos caminhões DAF XF Euro 6, o Kenworth T680 e o Peterbilt Modelo 579, lançados em 2012.

“A gama da PACCAR de motores com baixo consumo de combustível também foi expandida com o recente lançamento do motor PACCAR MX-11. Esses novos produtos contribuirão para o crescimento da empresa no longo prazo”, acrescentou Pigott. Em 2012, a PACCAR obteve uma participação recorde de 16% no mercado acima de 16 toneladas na Europa e uma participação recorde de 30,6% no mercado Classe 8 na América do Norte.

“Para este ano, estima-se que as vendas no mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas permanecerão entre 210 e 235 mil unidades, em comparação com as 222 mil unidades do ano passado”, estima Harrie Schippers, presidente da DAF. “Espera-se que as vendas no varejo para o mercado Classe 8 nos Estados Unidos e no Canadá em 2013 fiquem em torno de 210 a 240 mil veículos, em comparação aos 225 mil veículos vendidos em 2012, impulsionadas principalmente pela substituição contínua dos caminhões envelhecidos, e pelo crescimento econômico esperado para o segundo semestre”, afirmou Dan Sobic, vice-presidente executivo da PACCAR. “O mercado de caminhões deverá se beneficiar com o aumento no número de empregos e na produção de automóveis, e também no crescimento das novas construções e residências. A demanda de substituição anual nos mercados de caminhões dos Estados Unidos e do Canadá é estimada em cerca de 225 mil unidades”, acrescentou Sobic.

A PACCAR continuou a construção da nova unidade de montagem da DAF, com uma área de 28 mil metros quadrados, em Ponta Grossa, no Brasil. “O Brasil é um grande mercado para caminhões acima de seis toneladas e há expectativa de um crescimento nas vendas em 2013, para acima de 140 mil unidades. A gama de produtos oferecidos pela DAF possui qualidade superior, baixos custos operacionais, excelente dirigibilidade e manobrabilidade e conta com o motor PACCAR MX-13”, afirmou Marco Davila, presidente da DAF Brasil. “A produção de caminhões DAF no Brasil no final de 2013, é uma novidade empolgante que fará aumentar as vendas da PACCAR na América do Sul”.

A DAF Caminhões lançou os novos e versáteis modelos CF e LF Euro 6 na Exposição de Veículos comerciais em Birmingham, Reino Unido, no início desse mês. O DAF CF Euro 6 foi desenvolvido para diversas aplicações, do transporte regional à construção pesada. O DAF CF Euro 6 foi projetado para a distribuição e entregas urbanas. “O lançamento dos novos veículos DAF CF E LF e a introdução do novo modelo DAF XF no ano passado, fornecem uma ampla gama de veículos interessantes DAF Euro 6”, informou Harrie Schippers, presidente da DAF.

(LT)

Foto: Divulgação

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