Transmissão automática garante agilidade para construção civil (parte 2)

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

O sistema de câmbio automático foi idealizado para otimizar. Uma das vantagens que a Allison oferece é com relação à velocidade de operação. O equipamento permite que o caminhão trabalhe com mais precisão na construção de guias, calçadas, meio-fio,  com velocidade de 0,18 Km/h. Isto faz com que o trem-de-força/linha de transmissão do veículo não seja prejudicado.

A produtividade também aumenta. O conversor de torque e a não interrupção de potência e torque nas rodas, acrescenta maior agilidade na hora de dar a partida no equipamento. A velocidade média de operação também aumenta por conta disso, o que acarreta mais concreto descarregado por dia.

Sem embreagem, o tempo de vida útil do veículo é prolongado, o que reduz a necessidade de intervenções de rotina para troca de óleo e filtros. Com isso, as paradas por quebra do veículo diminuem automaticamente o custo e o tempo de manutenção.

O controle de dosagem de potência e torque no acelerador atenua a patinação das rodas dianteiras em terrenos escorregadios

Destaque para a facilidade que o motorista tem em operar o veículo sem que tenha tanta habilidade ou conhecimento. A segurança também é outro fator relevante, pois o condutor mantém as duas mãos no volante sem perder a concentração quando modula a embreagem e troca de marchas.

Primeira parte da matéria

Foto: Divulgação Allison

- Publicidade -