Placas de sinalização de trânsito

Quem nunca viu uma placa apagada, pichada ou de alguma forma destruída? Muito importante para a vida dos motoristas, as placas de sinalização também precisam de um cuidado todo especial. Nosso repórter Francisco Garonce faz o alerta e fala sobre as novidades para a sinalização nas rodovias.

Seguindo os manuais de trânsito brasileiro, todas as placas devem ser visíveis durante o dia como durante à noite. Por isso, no ano de 2021, o Ministério da Infraestrutura atualizou os manuais de trânsico, incluindo a norma ABNT 14891 que determina que todas as placas sejam retrorrefletivas, com a exigência de um padrão de reflexão superior ao que estava sendo utilizado.

Além da maior reflexão, as placas das vias públicas também precisam de manutenção constante. Ao todo são mais de 65.000 quilômetros de estadas com aproximadamente 650.000 placas e sinalizações. Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mais de 100.000 placas são perdidas a cada 12 meses. Para dar conta de repor todas, é necessário um investimento de mais de R$ 30.000.000,00 todo ano.

Mas não são só os órgãos de fiscalização e concessionárias que são responsáveis pela manutenção da sinalização. A conservação também passa pelas pessoas, em não vandalizar ou prejudicar de alguma forma a visualização dessas placas. A manutenção da sinalização de trânsito ajuda a preservar as vidas das pessoas que dependem das estradas para trabalho ou para o passeio.

- Publicidade -