Plataforma lança calculadora de custos para auxiliar caminhoneiros na negociação de fretes.

 

O novo serviço surge após estudo feito com 1.400 profissionais que trouxe uma descoberta alarmante: um terço dos motoristas não negocia o frete em todas as ocasiões.
Ferramenta surge em um momento importante, em que o caminhoneiro se vê extremamente impactado pela alta do diesel que não se vê refletida no preço dos fretes.

 

Um dos grandes desafios da logística no Brasil é a dificuldade que o caminhoneiro enfrenta para determinar o real custo que terá ao realizar um determinado frete, o que dificulta a negociação do preço do frete com a transportadora. É o que revela um levantamento realizado pela FreteBras. De acordo com o estudo, 47,2% dos caminhoneiros já fizeram fretes por um valor menor do que consideravam adequado e 31,8% afirmaram não negociar o valor do transporte em todas as ocasiões.

A pesquisa, realizada com mais de 1.400 caminhoneiros, também mostra que, em contrapartida, dois terços dos profissionais não deixam passar uma oportunidade de batalhar por um preço melhor. Nessa mesma linha, 97,7% já chegaram a recusar alguma viagem porque o pagamento oferecido pelo transporte estava abaixo do que esperavam.

“Depois de lançar o Índice FreteBras do Preço do Frete, confirmamos que o preço médio do frete não acompanha a alta dos custos do diesel, mas também entendemos que o poder de negociar está nas mãos dos caminhoneiros. Por isso, acabamos de lançar o CalculaFrete. O objetivo é apoiar esses profissionais na gestão dos custos do transporte. É uma forma de empoderar ainda mais os motoristas e ajudá-los a organizar melhor seus gastos para conseguir manter o lucro das viagens”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

O programa  engloba uma série de iniciativas, ferramentas e parcerias que vão ajudar os caminhoneiros a analisar melhor os custos e, com isso, negociar melhor o valor de cada frete que fazem.

O carro-chefe do programa é a Calculadora de Custos. A ferramenta, que nesta primeira versão é gratuita e on-line para todo o setor, permite ao caminhoneiro informar alguns poucos dados como valor do caminhão, quantidade de viagens que realiza por mês, quilometragem da viagem, entre outros, para devolver o custo total que terá para cada frete. Com este dado em mãos, o motorista soma o valor de sua diária, pedágios, além de sua margem de lucro desejada, e terá em mãos a informação mais correta de quanto deve cobrar pelo frete.

Calculadora de Custos foi criada com base em informações obtidas por meio de entrevistas, diretamente com os caminhoneiros mais experientes, para entender os impactos de despesas como depreciação do veículo, desgaste de pneus, consumo de combustível, gastos com óleo lubrificante, documentação, seguro, impostos, entre outros.

O programa conta também com ações educativas, que são divulgadas nas redes sociais da empresa e através de mídias parceiras e estão em fase de testes também programas de descontos em redes de postos de gasolina. O primeiro piloto está sendo realizado com a rede Sim de Santa Catarina e, dependendo da adesão dos motoristas, poderá ser expandida para outras regiões.

“O programa CalculaFrete é algo que sonhávamos há muito tempo e ficamos extremamente felizes de lançar ele em um momento em que o caminhoneiro se vê extremamente impactado pelo aumento dos custos. Ainda estamos em piloto e todas as recomendações de melhoria são bem-vindas. Convidamos todos os motoristas a testarem a calculadora e assumirem as rédeas dos custos do trecho”, finaliza Hacad.

Metodologia

Os dados que compõem o estudo foram obtidos pela FreteBras, através de uma pesquisa on-line feita com 1.400 motoristas ativos durante o mês de junho de 2021, além de entrevistas em profundidade com dezenas de motoristas parceiros da empresa que auxiliaram na criação da Calculadora de Custos e do programa CalculaFrete.

 

SOBRE A FRETEBRAS

Fundada em 2008 em Catalão (Goiás), a FreteBras é a maior plataforma de transporte de cargas da América Latina. A empresa facilita as transações entre transportadoras e caminhoneiros, utilizando a tecnologia para tornar o transporte rodoviário de cargas mais seguro e eficiente. Com mais de 540 mil caminhoneiros cadastrados e 13 mil empresas assinantes, a FreteBras permite que fretes sejam publicados e negociados em minutos, reduzindo custos operacionais e aumentando a rentabilidade do setor. A cada ano, a FreteBras facilita a transação de cerca de 6 milhões de cargas, distribuindo mais de R$48 bilhões em fretes. Desde 2020, a empresa conta com o investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest) e foi considerada uma das 100 startups mais inovadoras de 2021.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

FirstCom Comunicação (https://firstcom.com.br)

Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)

Janaina Cavalheiri (janaina@firstcom.com.br)

Eduardo Mustafa (mustafa@firstcom.com.br) – Tel.: (11) 9 9982-2337