Pneu reduz consumo de combustível em 8,6% durante testes

Um teste inédito realizado pela Michelin, no último di 21 de julho, comparou o desempenho da tecnologia radial e da convencional em uma carregadeira. O resultado foi uma diferença de 8,6% de economia no consumo de combustível. Os testes ocorreram no Customer Center da Volvo, em Curitiba/PR, e foi auditado pela Fundação Vanzolini.

Realizado em duas etapas, o teste contou com a mesma máquina e operador, e teve seu tempo rigorosamente cronometrado. Na primeira parte, durante uma manhã com chuva leve, a carregadeira saiu com um pneu modelo XHA e 18,93 litros de diesel. Uma hora mais tarde, voltou com 8,22 litros. Depois, a carregadeira saiu com pneus convencionais. Saiu com 19,36 litros e voltou com 7,54 litros, uma diferença de 9,65%.

A segunda etapa contou com chuva mais forte, e a carregadeira fez o percurso com pneu convencional, saindo com 19,36 litros de combustível e voltando com 7,27 litros. Depois, partiu com pneus Michelin e 18,93 litros. Na volta, veio com 7,75 litros, representando uma diferença de 7,56% litros. A média entre as duas etapas resultou no percentual de 8,6%.

- Publicidade -