PSI, desaceleração da economia e falta de carga impactam retração no mercado no primeiro semestre

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou no último dia 2, quarta-feira, o desempenho do setor automotivo no mês de junho e do 1º semestre do ano, além de ter revisado as projeções do setor para o encerramento do ano de 2014. O setor de caminhões, que vinha apresentando projeções positivas, registrou queda de 12,20% no acumulado do ano como reflexo tanto da demora na oficialização do PSI pelo BNDES como em função da desaceleração da economia, que compromete o frete.

“Perdemos quase dois meses de vendas em função da liberação do PSI ter ocorrido apenas no final de janeiro, e quando o período de safra demandava mais aquisições de caminhões. Atrelado a isso, o fraco desempenho da economia fez com que faltasse carga a ser transportada, ou seja, havia caminhão, havia financiamento disponível, havia comprador potencial, mas não havia frete e, sem frete, a compra não se realiza”, analisa Alarico Assumpção Júnior, presidente executivo da Fenabrave e especialista no setor.

Durante a coletiva de imprensa, a Fenabrave anunciou novas projeções para o ano de 2014. Segundo a entidade, os emplacamentos de veículos devem crescer no segundo semestre. Mesmo assim, o setor de caminhões deverá contabilizar 132.332 unidades até o fim de 2014. Este resultado representará um decréscimo de 15% na comparação com 2013.

Desempenho em junho

Os emplacamentos de caminhões apresentaram queda de 17,06% na comparação com maio. Foram licenciadas 10.702 unidades em junho, contra 12.904 caminhões no mês anterior. Na comparação com junho de 2013, quando foram negociadas 13.084 unidades, o segmento apresentou baixa de 18,21%. No acumulado do ano, as vendas foram negativas em 12,20% contra igual período de 2013.

A participação de mercado teve a Mercedes-Benz na liderança, com 29,15%. Em seguida está a MAN Latin America, com 25,46% de share. Volvo (14,39%), Ford (13,46%), Scania (8,56%) e Iveco (6,2%) completam a lista das marcas que mais vendem, com a International apresentando 1,67%.

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