Renault solta os gorilas

por Mauro Cassane,
de Curitiba para o Brasil Caminhoneiro

“Forte e robusto como um gorila”, assim o francês Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, definiu as vans e furgões da nova família do Renault Master que chega ao mercado brasileiro com tudo novo, inclusive o design, cujo destaque está na grade dianteira e faróis mais alongados. Os veículos comerciais leves da Renault são respeitados na Europa, onde a empresa lidera as vendas há mais de uma década. Na fábrica inteiramente modernizada e ampliada, as Masters já estão em montagem, há um bom número de produtos no pátio e as 230 revendas da marca no Brasil já estão pronta para comercializá-las.

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Com novo design, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança, o Novo Master chega em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.

Linha Renault Master 2013

“Crescemos 24,5% com nossos utilitários em relação a 2011 e também ampliamos a estrutura para atendimento aos frotistas e a motoristas profissionais”, avalia Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Da estrutura mencionada pelo executivo, faz parte o Renault Pro+, um sistema de atendimento especialmente dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho. Executado em parceria com concessionárias e destinado a pequenas, médias e grandes empresas, o Renault Pro+ abrange serviços que vão da comercialização ao pós-venda, ou seja, da recepcionista ao mecânico. De acordo com a Renault, há 23 revendas neste sistema.

O Novo Master tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.

Frente do novo Renault Master 2013

Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista.

Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

O conjunto mecânico do Novo Master foi pensado para oferecer o menor custo de manutenção da categoria. No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo – o modelo anterior usava correia de distribuição (antes, era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos). O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo.

O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

O OCS interpreta como severo o uso do Master abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo e o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos. O dispositivo funciona por meio de um alerta luminoso – que não pode ser desligado – no painel, no mesmo local do marcador de quilometragem. Quando a luz se acende, após terem sido detectadas as condições severas de uso do veículo, o proprietário deve levar o Novo Master para uma concessionária até uma semana após o aviso.

Capô e grade do novo Renault Master 2013

Outra inovação é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

O interior do Novo Master não tem muitas novidades. O painel foi sensivelmente modificado mas traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos onde podem ser guardados com segurança papéis, documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas e, um mimo, porta moedas. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V.

A cabine do Novo Master é simples mas muito funcional. O volante é ajustado pra cima e pra baixo e o banco vai um pouco à frente e outro pouco atrás. Neste ponto, o veículo não apresenta muita inovação. Falta por exemplo, na hora da ré, um sensor para garantir manobras mais seguras, especialmente na configuração furgão. Já o volante tem bom tamanho e é confortável e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, oferecendo excelente ergonomia.

A visibilidade foi privilegiada: são 185,9 graus de visão horizontal, benefício que contribui para uma melhor condução urbana. O sistema de ar-condicionado, por sua vez, foi projetado para garantir o bem-estar dos passageiros com distribuição lateral ajustável. A preocupação foi não deixar haver diferença de temperatura no interior do veículo. O equipamento conta com sistema de recirculação, que impede a entrada de ar impuro do exterior, e quatro velocidades de ar.

Os passageiros que viajarem nas versões Minibus Executive ou VIP também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.

Todas as versões ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.

Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga. O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 m, o maior da categoria, e a peça apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.

Traseira e espaço interno do novo Renault Master 2013

O bagageiro do Novo Master Minibus tem de 1.000 a 1.700 litros de capacidade (conforme a versão) – o maior bagageiro da categoria. Este amplo espaço foi obtido com a remoção do estepe, que agora está do lado de fora do veículo, logo abaixo das portas traseiras.

Outra alteração está na tampa do combustível que agora tem sistema de inviolabilidade (só poderá ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando assim furto de combustível). A suspensão – dianteira (triângulos sobrepostos) com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e traseira composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço – ficou mais robusta. O novo sistema do batente foi desenvolvido para garantir a estabilidade do veículo carregado e o veículo foi concebido para o uso severo.

As novas travas de segurança das portas impedem seu fechamento acidental e aumenta a durabilidade do equipamento. Atrás, o sistema de abertura com ângulo de 270º é fácil de manusear, não exige esforço e garante as mãos limpas do usuário, bem longe da graxa. Outro item de segurança de grande importância são os airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. O Novo Master se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.

Linha completa para todos os públicos

Com a chegada da linha 2014, o Novo Master passa a contar com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando mais de 70 opções.

As versões são as seguintes:
• Master Chassi-Cabine
• Master Furgão L1H1 (chassi curto-teto baixo)
• Master Grand Furgão L2H2 (chassi médio-teto alto)
• Master Extra Furgão L3H2 (chassi longo-teto alto)
• Master Vitré L1H1 (chassi curto-teto baixo)
• Master Grand Vitré L2H2 (chassi médio-teto alto)
• Master Extra Vitré L3H2 (chassi longo-teto alto)
• Master Escolar L2H2 20 lugares (chassi médio-teto alto)
• Master Minibus Standard L2H2 16 lugares (chassi médio-teto alto)
• Master Minibus Standard L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
• Master Minibus Executive L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
• Master Minibus VIP L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
• Ambulância Simples Remoção L1H1 (chassi curto-teto baixo)
• Ambulância Simples Remoção L2H2 (chassi médio-teto alto)
• Ambulância Simples Remoção L3H2 (chassi longo-teto alto)
• Ambulância UTI L2H2 (chassi médio-teto alto)
• Ambulância UTI L3H2 (chassi longo-teto alto)
* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).

Independentemente da versão ou da configuração, o Novo Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam ora carregados, ora vazios.

Os opcionais variam conforme a versão. Estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina (itens em série conforme a versão). É possível também, conforme a configuração, adicionar divisória de carga e portas com abertura de 270 graus.

Entre as opções disponíveis de cores estão duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).

Fotos: Divulgação

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