Rio de Janeiro sedia 7ª final regional da competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’

A Scania define no Rio de Janeiro, neste fim de semana, mais dois finalistas da competição que vai escolher o ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB). Serão realizadas as etapas 13 e 14, relativas à 7ª final regional.

“O MMCB está gerando no setor de transporte rodoviário, responsável por cerca de 70% da transferência terrestre de cargas, uma grande onda de incentivo à direção defensiva, à qualificação do condutor e na busca pelo treinamento constante”, diz Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “A competição, em formato único no País, contribui para a sustentabilidade, pois um motorista treinado pode economizar até 10% combustível.”

A cidade do Rio de Janeiro e demais municípios que compõem o Estado registraram 1.200 inscritos na edição 2012. Conforme regulamento, as etapas fluminenses vão definir mais dois finalistas, um no sábado (8) e outro no domingo (9). Eles se juntarão aos outros 12 motoristas classificados nas seis primeiras etapas. O MMCB vai realizar 12 fases regionais, em 24 rodadas, duas por fim de semana, até a grande final nacional que será em São Paulo, de 25 a 27 de outubro. No total, 24 condutores disputarão o título.

O evento será organizado pela Casa Scania Equipo, localizada na Via Dutra. “O Rio de Janeiro não poderia ficar de fora da competição. Pelo Estado passam importantes rodovias e a capital conta com o porto, um dos mais movimentados do Brasil, que concentra um alto número de caminhoneiros”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.

Em todo o País, a empresa computou 47 mil inscrições, o maior volume da história, alta de quase 70% em relação à última edição, em 2010. A competição foi criada na Suécia, onde está localizada a matriz da Scania, em 2003. Após dois anos, a ação chegou ao Brasil. Além do perfil competitivo, a Caravana Scania do MMCB disponibilizará diversos serviços sociais de apoio aos presentes. Ginástica laboral, orientação postural, exame de glicemia, aferição de pressão e avaliação de IMC estão entre as atividades oferecidas.

A Caravana Scania do MMCB chega na cidade nesta sexta-feira. O comboio é composto por quatro caminhões: um semipesado P 310 (novo segmento de atuação da marca); um R 480; um R 440, o pesado mais econômico do segmento; e um R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. Os caminhões carregam todo o material de apoio utilizado nas etapas. Os quatro veículos vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final.

(EH)

Foto: Divulgação

- Publicidade -