Roubo de cargas será tema de debate na CONET&Intersindical

Evento, organizado pela NTC&Logística, acontecerá entre os dias 09 e 12 de fevereiro, no Centro-Oeste do país e focará no roubo de cargas

roubo de cargas
Evento que reúne empresários e líderes do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) na busca de melhorias para o setor, o CONET&Intersindical terá sua primeira edição de 2017 na cidade de Rio Quente (GO). Entre os temas do setor, responsável por um faturamento de cerca de 5,8% do PIB anual do país, será debatido o roubo de cargas, que gera custos elevados para o transporte.

Concebido para ser o principal meio de debate técnico dos custos do setor, ainda nos anos 70, o CONET passou por transformações, até chegar ao formato atual, que conta com, além de discussões sobre custos, um dia inteiro de palestras sobre questões sensíveis e impactantes do setor na presença de diversas entidades de classe, que auxiliam na busca de melhorias para o segmento como um todo.

Para a primeira edição do ano, além da apresentação dos números de defasagem de frete e cálculos do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte), baseados em pesquisa do Departamento de Estudos Econômicos e Custos Operacionais da NTC&Logística, foi escolhido um tema principal, que vem, de fato, causando inúmeros transtornos para todos os envolvidos com a atividade: o roubo de cargas.

“Com números alarmantes que mostram, a cada ano, um aumento exorbitante na quantidade de casos, o roubo de cargas, além do prejuízo civil, moral e ético, traz também um grande problema financeiro para todos os envolvidos do setor. Por esse motivo, é de extrema importância discutir esse e outros assuntos, que impactam diretamente na produtividade e rentabilidade do setor”, reforça José Hélio Fernandes, presidente da NTC.

Segundo estudo de roubo de cargas, produzido pela NTC&Logística, a região Sudeste permanece como a região com maior incidência deste crime, com 85,76% dos casos, com destaque para os estados de São Paulo (44,11%) e Rio de Janeiro (37,54%). A capital carioca tem um dos cenários mais preocupantes, pois dentre os estados brasileiros obteve o maior aumento no índice. Também foram mencionadas no estudo as regiões Nordeste (5,87%), Sul (4,44%), Centro- Oeste (3,01%) e Norte (0,92%). Nos últimos dezoito anos, (1998 a 2015), período em teve inicio a coleta de dados sobre esse tipo de crime, o prejuízo com o roubo de cargas acumulou mais de R$ 13 bilhões.

Para Fernandes a expectativa é que a primeira edição de 2017 do CONET, que reunirá as principais lideranças do TRC, aborde questões fundamentais para a retomada do crescimento da economia. “Esperamos que os assuntos debatidos no evento possam trazer um panorama das ações necessárias para que nosso setor possa voltar a crescer” explica.

Na última edição, realizada em agosto de 2016, na cidade de Bento Gonçalves (RS), o evento foi considerado um verdadeiro sucesso. Com a presença de mais de 50 entidades representantes do setor, entre federações, sindicados e associações, o CONTE&Intersindical discutiu, além das já citadas questões tarifárias, pontos importantes da Reforma Trabalhista, e do Marco Regulatório do TRC.

O CONET&Intersindical, organizado pela NTC&Logística, contará com três dias de eventos, realizados no Rio Quente Resorts e toda a sua estrutura capaz de abrigar um evento de extrema importância para toda a economia do país.

- Publicidade -