Em um país como o Brasil onde 60% do transporte de tudo o que é produzido e consumido é feito por caminhões e onde os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbitos, iniciativas de melhores práticas em segurança viária têm se tornado foco para empresas com forte atuação logística.
Com este objetivo, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, investe em ações e treinamentos de segurança, com o objetivo de atingir o Zero Acidente. Dentre as diversas iniciativas promovidas pela companhia, está o Rodeio de Caminhões, ação que busca a educação e a valorização dos profissionais com performance em segurança. Já na 8º edição, a segunda etapa da competição acontece na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
Em formato de competição, motoristas de caminhão-tanque são desafiados a mostrar suas habilidades realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 7 minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada, além de ser submetido a testes teóricos das rotinas operacionais.
“A Raízen zela por relações produtivas e que coloquem a vida em primeiro lugar, por isso criou esta iniciativa. Trabalhamos com um universo de cerca de 3,5 mil motoristas das transportadoras prestadoras de serviços que dirigem pelas estradas do país todos os dias, percorrendo, aproximadamente 220 milhões de km por ano”, destaca Eduardo Lucena, gerente de Operações de Transporte da Raízen.
8ª Edição do Rodeio de Caminhões – Segunda Etapa
Considerado um sucesso entre os condutores de caminhão-tanque, a competição está em sua 8º edição que contará com quatro etapas regionais que selecionarão os melhores motoristas de todo o país para a grande final. Chegando em sua segunda etapa, o evento acontecerá nos dias 01 de fevereiro, das 14h às 16h e 02 de fevereiro, das 7h às 16h, no Pátio da Transportadora Veronese – Av. Sidney Cardon de Oliveira, 1041, Cascata – Paulínia (SP). A primeira etapa já realizada no final de 2018, aconteceu em Maringá (PR).
Em cada etapa, 50 condutores poderão mostrar sua performance em segurança viária, os melhores pontuados de cada região participarão da grande final, onde disputarão prêmios. Para participar, o motorista, além de realizar provas teóricas sobre atividades cotidianas antes da competição, precisa pertencer a uma transportadora que tenha atingido todos os indicadores de performance de segurança no período, como zero acidente com pessoas e zero derrame de carga líquida. Os profissionais ainda precisam ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho.
“Vale ressaltar que, além de ações como esta, todos os caminhões-tanque que prestam serviços para a Raízen são monitorados por telemetria, dispositivo que acompanha a performance do motorista, medindo se o condutor está na velocidade adequada, as motivações que levaram o motorista a realizar uma freada brusca, jornada de trabalho e descanso, por exemplo”, explica Lucena.
As próximas etapas acontecerão no final de fevereiro na cidade de Brotas, em São Paulo, e em março em Anápolis (GO).