Instituição integra projeto do governo federal para recuperar a comunidade mineira afetada pelo rompimento de uma barragem; psicólogos do SEST SENAT atenderão a população.
O SEST SENAT somará forças para a recuperação socioeconômica e emocional dos moradores de Brumadinho (MG), comunidade atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em 25 de janeiro deste ano. Dentro do projeto Aliança Brumadinho – capitaneado pelo Ministério da Cidadania –, o SEST SENAT ofertará 200 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação), categoria B, para jovens de 18 a 29 anos da região em condição de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar a empregabilidade e qualificá-los para ingresso no mercado de trabalho.
O Ministério da Cidadania e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) divulgarão, nos próximos dias, a lista de participantes a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A iniciativa seguirá os moldes do projeto do SEST SENAT Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social, promovendo a oferta de curso de qualificação para os jovens e credenciando CFCs (Centros de Formação de Condutores) da região para a realização dos cursos teóricos e práticos.
Além disso, os psicólogos das Unidades Operacionais do SEST SENAT de Belo Horizonte e Contagem realizarão atendimentos especiais junto à população, com foco nas questões da realidade local. Até o final do ano, também estão previstas ações na região que contarão com nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, promotores de esportes e lazer e instrutores do SEST SENAT.
Na parte de educação profissional, os profissionais do SEST SENAT fornecerão orientações de cursos voltados para as necessidades locais. Nas vans do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes, serão veiculados vídeos com dicas de saúde e qualidade de vida.
Confira o cronograma das ações:
1ª Ação – 14 de setembro – Distrito de Aranha
2ª Ação – 26 de outubro – Sede da Prefeitura
3ª Ação – 26 de novembro – Secretaria de Obras e Policlínica
4ª Ação – 13 de dezembro – Rodoviária
O presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que essa iniciativa é uma demonstração da capacidade da sociedade brasileira de se unir para superar uma tragédia. “Queremos transformar a realidade de Brumadinho e trabalhar arduamente para construir um futuro mais digno e próspero para essa comunidade. E o SEST SENAT tem muito a contribuir nessa empreitada, com todo seu aparato de atendimentos de saúde e de qualificação profissional, buscando o pleno desenvolvimento social e econômico da região.”
A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, explica que a instituição está empenhada no propósito de auxiliar na reconstrução de Brumadinho, em todos os sentidos. “Ao oferecer oportunidades de qualificação e serviços gratuitos de saúde a jovens e adultos dessa localidade, contribuímos com essa missão tão importante de ajudar uma comunidade a se reerguer após um episódio tão traumático. Queremos ajudá-los a escrever um novo começo.”
Aliança Brumadinho
Iniciativa do Ministério da Cidadania, a Aliança por Brumadinho tem o objetivo de fomentara economia da cidade e melhorar a qualidade de vida da população, por meio de programas sociais prioritários do governo. O projeto inclui ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.
Além do SEST SENAT, a iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, entre as quais, governo de Minas Gerais, prefeituras locais, demais entidades do Sistema S, Fundação Pitágoras (braço social da Kroton, uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil), Carrefour, Vale, entre outras organizações do terceiro setor.