Mercado de caminhões sofre retração de 3,6% na primeira quinzena de julho, mas segue melhor do que em 2012

por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro

Em 2012 só se falava em uma coisa no mercado de caminhões: a geração Euro 5. Fosse pelos benefícios que o avanço tecnológico traz ou pelas incertezas dos consumidores com a novidade, o certo é que o setor não teve um desempenho brilhante como em 2011 e precisou do apoio de medidas econômicas do Governo Federal para poder apresentar um crescimento sólido. Aparentemente, o trauma passou. 2013 tem sido um ano melhor para as fabricantes, que viram o mês de julho fechar todos os comparativos em alta.

Na relação com maio, junho teve crescimento de emplacamentos de 3,4%, (13.061 unidades contra 12.635). Mais impressionante é a comparação com o mesmo mês em 2012: alta de 21,2%, sendo que no período do ano passado foram vendidos 10.777 caminhões. Já no desempenho do primeiro semestre, 2013 apresentou número 5,1% melhor do que 2013, com 74.001 contra 70.404 veículos comercializados.

Os resultados são graças ao segmento de pesados, que só fez crescer em 2013 por conta da safra recorde. Enquanto outros setores apresentam queda ou baixo crescimento neste ano nos diversos comparativos, os pesados, responsáveis pelo maior volume de vendas de caminhões, apresenta forte alta em todas as medidas de comparação: 13,4% mais vendas em julho do que em maio, 52,7% de alta em julho de 2013 na comparação com julho de 2012 e crescimento de 33,4% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês passado foram mais de 4,8 mil unidades faturadas.

Na participação de mercado (market share) do período, a MAN Latin America (Volkswagen Caminhões) segue líder, com 26,04% das vendas, somando os modelos Volkswagen e MAN faturados. Na sequência segue a Mercedes-Benz, que segue próxima da liderança do mercado com 24,71%. Na sequência vem Scania (13,46%), Volvo (13,41%), Ford (12,53%) e Iveco (8,33%). Outras marcas respondem por 1,52% do market share.

Nos segmentos, a Sprinter 515 foi o semi-leve mais vendido, com 137 unidades emplacadas. Em segundo está o Volkswagen Delivery 5.150, com 84, e a Sprinter 415, com 76 faturamentos. Nos leves, o Ford Cargo 816 foi o mais vendido, com 592 unidades. Volkswagen Delivery 8.160 (558) e o Acccelo 815 (477) completam o pódio da categoria.

Nos médios, os três primeiros foram o Volkswagen 13.190, o Vertis e o Atron 1319 que venderam, respectivamente, 308, 170 e 132 unidades. Nos semipesados, o Volkswagen Constellation 24.280 segue liderando, com 685 vendas, seguido pelo Volvo VM 270 (373) e pelo Ford Cargo 2429 (364).

Por último, no grupo dos pesados, a Scania lidera com 965 unidades do R440 vendidas. Na sequência, dois Volvos: o FH 460 (675) e o FH 540 (309).

Foto: Divulgação

- Publicidade -