A plataforma de fretes já conectou mais de 3,5 milhões de fretes para alcançar a marca. O Sontra Cargo possui 250 mil caminhoneiros cadastrados em sua base
Durante muitos anos o mercado de transporte no Brasil se manteve atrelado com o modo de atuação tradicional, ou seja, com processos manuais e pouca utilização da internet, mas com o crescimento do uso de smartphones e a possibilidade de estarmos conectados o tempo todo, algumas soluções surgiram com o objetivo de otimizar o mercado.
Nos segmento de transporte de carga,s uma delas foi o Sontra Cargo, que nasceu há 4 anos e recentemente atingiu a marca de R$ 5 bilhões transacionados.
A plataforma possui um crescimento médio de 460% durante todo tempo de atuação e isso fez com que atingisse 250 mil caminhoneiros cadastrados e 100 mil cargas publicadas ao mês. Durante toda sua atuação a empresa ampliou a conexão entre caminhoneiros e embarcadores com uma plataforma simples, onde as duas pontas conseguem se comunicar como se tivessem negociando pessoalmente.
“Nós criamos uma imensa solução para caminhoneiros e empresas, um intermediador que confere as informações das duas pontas e possibilita segurança para todos” detalha Bruno Torres, diretor de marketing da Sontra.
Dentro da plataforma, os embarcadores indicam o local de retirada da mercadoria, modelo de caminhão e carroceria, além do valor que desejam pagar pelo serviço. Por meio do GPS do smarthphone, os motoristas próximos ao local recebem a notificação sobre esse frete e neste momento iniciam a negociação, podendo receber um valor mais alto ou alguma outra condição acordada.
Com a plataforma, os motoristas podem incrementar seu orçamento em até 55% e as empresas diminuem o prazo para encontrar um profissional em até 52%. Esse movimento otimiza o mercado de transporte de forma bastante impactante e um exemplo disso é que nesses quatro anos já foram 3,5 milhões fretes realizados.
Para o futuro, o diretor cita que o leque de opções dentro da plataforma deve ampliar, permitindo assim uma solução mais completa para as duas pontas.
“Hoje já possuímos check-in, compartilhamento de localização via e-mail, buscas bem refinadas e outras funcionalidades importantes para os profissionais, desejamos atingir um nível de excelência que permitirá um mercado ainda mais estruturado” finaliza.