SP-360 tem ano sem mortes em acidentes após duplicação

SP-360 liga Itatiba a Jundiaí e registrou também diminuição do número de acidentes e de feridos ao longo de 2015

SP-360
SP-360 / Divulgação

Os investimentos da concessionária Rota das Bandeiras na Engenheiro Constâncio Cintra, a SP-360, que liga Itatiba a Jundiaí, zeraram o índice de mortes na rodovia. O ano passado, primeiro após a via ser duplicada, terminou sem acidentes fatais e também com redução de acidentes e feridos.

Em 2014, foram oito mortes, além de 102 feridos, de um total de 154 acidentes. No ano passado, foram 83 feridos (redução de 18,6%) em 141 ocorrências, o que representa uma baixa de 8,4% no número de acidentes.

“Pela primeira vez, desde o início da concessão da SP-360, em 2009, encerramos um ano sem acidentes fatais na rodovia. Mostra, de forma bem clara, como as obras de melhoria trouxeram mais segurança aos usuários”, explica o gerente de tráfego José Carlos Guimarães.

O investimento da concessionária para a duplicação da rodovia foi de R$ 221,28 milhões. Além disso, a SP-360 recebeu cinco passarelas com acessibilidade e também possui outros sete pontos para a travessia de pedestres, com iluminação de LED. Para garantir a segurança dos usuários e servir de apoio para o envio de viaturas em casos de emergência, sete câmeras de monitoramento foram instaladas na rodovia, que também ganhou uma nova base da Polícia Militara Rodoviária (PMRv).

Outra área de atuação da concessionária para a redução de acidentes na SP-360 é a conscientização de usuários. Por isso, a Rota das Bandeiras faz campanhas para a utilização de passarelas em empresas e comunidades às margens da rodovia e desenvolve o programa Rota da Educação em escolas municipais.

Corredor Dom Pedro também reduz acidentes

As mortes por acidente no Corredor Dom Pedro de rodovias tiveram redução de 55% após seis anos de atuação da Rota das Bandeiras. Em 2015, foram registradas 39 vítimas, ante 87 em 2010, o primeiro ano completo com a Concessionária à frente do Corredor. Os números de acidentes e de feridos tiveram consequentes reduções desde o início da operação.

Em 2015, a Rota das Bandeiras contabilizou 2.057 acidentes, 33,7% a menos do que ocorrido no primeiro ano de atuação, quando foram 3.107 ocorrências. No mesmo período, a queda de feridos foi de 15,7%, de 1013 casos para 853. A comparação do ano passado com 2014 também é positiva: houve queda de 45% no número de vítimas fatais, 9,9% de acidentes e 13,8% de feridos.

O Corredor Dom Pedro é formado por cinco rodovias: D. Pedro I (SP-065), que liga Campinas a Jacareí; Prof. Zeferino Vaz (SP-332), entre Campinas e Mogi Guaçu; anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), que conecta as rodovias D. Pedro I, Anhanguera e Bandeirantes, entre Campinas e Valinhos; Romildo Prado (SP-063), no trecho entre Itatiba e Louveira; e Eng. Constâncio Cintra (SP-360), de Itatiba a Jundiaí.

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