Sprinter 2012 chega com câmbio de seis marchas para garantir baixo consumo

A Mercedes-Benz anunciou que em abril de 2012 chega ao mercado a nova geração dos veículos comerciais leves Sprinter. Além das alterações do motor para reduzir a emissão de poluentos, as vans, furgões e chassis também contam com um novo design.

A nova geração de motores é a da família OM 651 LA, desenvolvida para atender a legislação Proconve P7. Os propulsores trabalham com a  BlueEFFICIENCY, tecnologia criada pela fabricante para conseguir os baixos níveis de emissão obrigatórios.

Seis marchas

Segundo a empresa, a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades permite redução no consumo de combustível durante a operação. Com uma relação otimizada, o câmbio favorece as manobras em velocidades baixas.

Já a relação da sexta marcha, que está 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.

Design

De acordo com a Mercedes-Benz, o veículo também segue o estilo do Sprinter europeu: Mantém o tradicional perfil em forma de cunha, porém traz farois dianteiros maiores e capô integrado à grade.

Na comparação com o modelo vendido hoje, o parabrisa dianteiro da linha 2012 ficou mais alto e os retrovisores aumentaram de tamanho. Na parte traseira do veículo, aparece o símbolo do fabricante, junto a lanternas mais altas.

Ergonomia

O interior ganhou um novo painel de instrumentos e mais porta-objetos. No volante, há a opção de inserir teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. A coluna de direção é ajustável, tanto em altura como em profundidade, o que contribui para o melhor conforto do motorista.

Como os detalhes sempre são importantes, a chave de ignição, que tem um novo design, traz a função de fechamento central das portas por controle remoto.

Os motores

Existem duas opções de motorizações da geração OM 651 LA biturbo de 4 cilindros. A primeira é a versão 312 CDI Street, que passa a contar com motor de 116 cavalos, e torque de 28 kgfm (entre 1.200 e 2.400 rpm). Nas versões 415 CDI e 515 CDI, surge a segunda opção: um motor com 146 cavalos, e torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm).

Para atender ao Proconve 7, a tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza o sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro para reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx.

Facilidades no dia-a-dia

O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. Assim, é possível carregar um palet tanto pela lateral do veículo, como pela sua porta traseira.

Detalhe: A abertura de 270 graus da porta traseira e a opção de portas corrediças nas duas laterais são opções que o transportador pode escolher para atuar com carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso.

O chassi com cabina é apto à implementação de diversos tipos de carroçarias, e permite uma capacidade volumétrica de carga de até 22 m³.

Foto: Malagrine Estúdio

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