Subimos (e descemos) a Serra do Cafezal puxando 72 toneladas; veja o teste!

por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo (SP) para o Brasil Caminhoneiro

Quase 10 horas. Foi durante esse tempo que testamos e observamos de perto cada detalhe do R 480 6×4 Streamline, carro-chefe da Scania para o transporte de longa distância. Entramos na boleia do pesado e pegamos a rota da BR-116, a Régis Bittencourt. A missão era conferir o desempenho na descida e na subida da Serra do Cafezal. E após a viagem nossas primeiras impressões com o pesado rodando são positivas, o que justifica o fato do conceito tecnológico estar presente em 54,8% dos caminhões rodoviários comercializados pela marca sueca no Brasil.

Logo de cara o destaque fica para o trem de força. São 480 cv e 2.400 Nm de torque, que em conjunto com a caixa automatizada Opticruise e o diferencial entregam força mais que suficiente para carregar 74 toneladas no rodotrem ou no bitrenzão com alta velocidade média. Desta maneira aumenta a disponibilidade e produtividade do veículo e cai o custo operacional.

O equilíbrio entre estes dois itens foi o foco da Scania no desenvolvimento do produto. Desde seu anúncio, o Streamline sempre foi vendido como um conceito que diminuiria o custo operacional e aumentaria os lucros com intervalos menores de revisão, oferecendo contratos de manutenção para alcançar esse propósito.

Leia também:
Scania evolui Euro 5 e apresenta Streamline

O custo operacional também tem redução por conta na queda no consumo de combustível. Em média, o Streamline é 4% mais econômico, resultado entregue pela operação da caixa Opticruise em funções que ativam uma espécie de “banguela controla”, e pela aerodinâmica. O freio motor também desempenha papel importante na preservação do conjunto, principalmente do freio, e ao lado do Retarder entrega potências tão altas que seguraram bem o arrasto das 72 toneladas que transportamos na descida da BR-116.

Entre a caminhoneirada, a marca Scania é sinônimo de conforto. Além do amplo espaço interno, a cabine Streamline possui de série climatizador, ar-condicionado, vidros e espelhos elétricos, defletores e rádio com GPS integrado e conexão Bluetooth com o celular. Ao lado do banco há um microfone que pode ser usado para atender ligações sem ter que tirar as mãos do volante. Afinal, a multa pelo uso de celular enquanto dirige é coisa do passado, bem fácil de ser evitada nos dias de hoje por ideias como essa.

Com preço sugerido de R$ 623.565, o Scania R 480 6×4 na cabine Streamline é uma opção de alto desempenho para quem quer resultados na planilha de custos.

- Publicidade -