Tamoios terá pedágio de R$ 9,10 a partir de abril

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O motorista que optar pela Rodovia dos Tamoios (SP-099) para chegar ao litoral norte de São Paulo terá que desembolsar R$ 9,10 a partir de 19 de abril. A concessionária Tamoios, que administra o trecho, anunciou que estão sendo construídas duas praças de pedágio na rodovia. A primeira no km 16,1, em Jambeiro; e a segunda no km 59,3, em Paraibuna. A estimativa do consórcio é cobrar R$ 3,30 na primeira praça e R$ 5,80 na segunda.

Os valores foram calculados para 2015 (início da concessão), e, portanto, ainda podem ser reajustados em até 10% antes de entrarem em vigor. De acordo com o presidente da concessionária, Marcelo Stachow, o grupo está cumprindo o acordo da PPP (Parceria Público Privada), firmado com o estado em 2014, para conclusão da duplicação total da Tamoios.

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“Toda obra tem o bônus e o ônus. Assumimos a rodovia em 2015 e até agora estamos investindo nas obras, sem ainda ter um retorno financeiro. Por isso, será preciso começar a cobrança dos pedágios”, disse o executivo.

Uma terceira praça de pedágio será construída no Contorno Sul, em Caraguatatuba. Ela deve começar a funcionar em 2017.

Obras

A previsão de início da cobrança depende da execução de ao menos 6% da duplicação do trecho de serra, , além da realização do PII (Plano de Investimento Inicial), que consiste, entre outras coisas, em benfeitorias na pista e sistema de atendimento ao usuário, além de prévia autorização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Uma das condições para que a cobrança seja iniciada é de que ao menos 6% das obras no trecho de serra, iniciadas no final de dezembro, tenham sido executadas. Stachow garante que esse patamar será atingido até abril. Segundo ele, estão em andamento dois tipos de obra na rodovia. O primeiro inclui melhorias na rodovia atual, com recapeamento, instalação de passarelas e pontos de ônibus, iluminação e readequação viária.

O segundo é a construção da nova pista no trecho de serra, que custará R$ 2,8 bilhões e deve ser entregue em 2020. Depois de pronta, será utilizada para o tráfego de veículos que saem do litoral, no sentido planalto. “A pista atual será para a descida e ainda teremos que realizar ações nela, como a reforma e melhora de traçado de sete curvas. Ela será exclusiva para a descida, sentido litoral. Já a nova rodovia, em construção, será utilizada para a subida”, afirmou. Até abril, a iluminação de toda a rodovia na região de serra deverá estar concluída.

Já a implantação do pedágio no contorno de Caraguatatuba está condicionada à execução de 32% dessa duplicação.

Com informações da Folha de S.Paulo

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