Terminou ontem um dos maiores eventos do mundo sobre engenharia da mobilidade

Por Mauro Cassane

Terminou ontem em São Paulo o 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, o maior fórum de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul. O evento aconteceu no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte – que não foi interditado pela prefeitura da cidade, a exemplo do que aconteceu com o Shopping Center do mesmo nome.

Com o selo Evento com Gestão Sustentável, do programa socioambiental do IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), a edição deste ano foi especial, pois celebrou os 20 anos da SAE BRASIL.

Em três dias de evento aconteceram 20 painéis com especialistas nacionais e estrangeiros das áreas aeroespacial, caminhões e ônibus, duas rodas, educação de engenharia, ferroviário, internacional, manufatura, máquinas agrícolas e de construção, motorsport, segurança veicular, sustentabilidade, telemática, tecnologia da informação e veículos leves.

Um dos fóruns mais disputados foi o que aconteceu na quarta-feira, 5, que teve a participação dos presidentes da ZF China, General Motors do Brasil, Bosch Índia, EDAG International e Cummins Inc. Os executivos abordaram a crise das grandes economias, aceleração das emergentes e os desafios da globalização na indústria automobilística.

Além de fóruns e palestras, o congresso contou com a participação de 83 empresas (21 inéditas) na Exposição Tecnológica. Foram 11 fabricantes de veículos, os principais sistemistas que atuam no Brasil e outras empresas do setor da mobilidade, que apresentaram suas novas tecnologias e serviços.

Veja, em ordem alfabética, a listas das empresas participantes:
3M, ABAL, Abifer/Simefre, Aethra, Applus Idiada, AVL South America, Basf, Benteler Componentes Automotivos, BorgWarner, Bosch, Brose, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), Chevron Lubrificantes, Continental, Cooper Standard, Cummins, D’Altomare – Dow Corning, Delphi, DHB, EDAG / FEV / Netz, Elring Klinger, Embraer, Empresas Randon, Fersa Bearings, Fiat Automóveis, Fiat Powertrain Technologies, Ford, Freudenberg-Nok, General Motors, Gerdau, GVS do Brasil, Hella, Hengst, Honda, Honeywell, Fabricante do Turbo, Garrett, IQA, Iveco, Jtekt, Klüber Lubrication, Linning, Lord, Magneti Marelli, MAN Latin America, Mecaplast do Brasil, Melling do Brasil, Mercedes Benz, Meritor do Brasil, Metalúrgica, Schwarz, Metokote, Modine, MWM International Motores, National Instruments, Neumayer Tekfor, Norma Group, Omron Componentes Automotivos, Petrobras, Philips Automotive, Lighting, Pure Power Technologies, RDesign, Remy Automotive Brasil, Robtec, Saint-Gobain Sekurit, Schaeffler, Schwaben Automotive, Segula do Brasil, Sindipeças, SKF, Steinbichler do Brasil, TCA/Horiba, TE Connectivity, TRW Automotive, Tuper Tubos Especiais e Componentes / Tuper Exhaust Systems, Usiminas, Victrex, Visteon Sistemas Automotivos, Volkswagen Automóveis, Voss, Zen e ZF do Brasil.

Foto: Divulgação SAE

- Publicidade -