A zona oeste da capital iniciou nesta segunda-feira (13) um projeto piloto de entrega noturna de cargas. Os testes acontecerão até fevereiro de 2015 e terão participação voluntária de 18 empresas. O objetivo da iniciativa é reduzir o impacto no trânsito da cidade das entregas em estabelecimentos como shoppings centers, hipermercados e atacadistas. Para o prefeito Fernando Haddad, o período de testes auxiliará na criação de um novo modelo para a circulação de cargas pela cidade. A implantação do projeto não altera as regras para os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs), que continuarão com permissão de circulação.
“Vamos avaliar caso a caso, começando com alguns atacadistas e ampliando o número de participantes do projeto. Vamos avaliando o impacto e eventualmente abranger a cidade toda”, afirmou Haddad, em coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura. “A experiência internacional demonstra que os resultados são muito bons”. O período de teste ocorrerá entre as 21h e 5h e durará 30 dias.
Com a entrega noturna, é possível melhorar a mobilidade da cidade utilizando o sistema viário em horário em que, atualmente, se encontra ocioso. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, 76 mil caminhões circulam por dia no centro expandido. Ao mesmo tempo, 80% do espaço das ruas e avenidas no mini-anel viário fica ocioso durante a madrugada.