Traseira Arqueada: As consequências de rodar com a carroceria acima do limite

 

 

Traseira arqueada!

Alguns defendem que a modificação  deixa o caminhão com mais estabilidade na hora da curva, evitando um tombamento. Enquanto outros, afirmam ser apenas estética.

Na alteração, são colocados sob a suspensão calços ou molas adicionais para dar a diferença de altura desejada.

Os riscos de segurança afetam não só os motoristas dos caminhões, mas também os condutores de outros veículos que trafegam pelas estradas, além do passageiro que segue viagem com o caminhoneiro. O risco de carros menores colidirem com o caminhão e entrarem embaixo da carroceria é maior, devido a suspensão do para-choques. Uma freada brusca pode empurrar a carga para frente atingindo a cabine do motorista. E ainda, além de todo o risco, o peso no bolso torna-se inevitável, pois o desgaste da suspensão dianteira se torna mais rápido; as peças acabam ficando mais frágeis e instáveis comprometendo a durabilidade do veículo.

A Deputada Federal Christiane de Souza Yared (PP/PR) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 822/2022, que pretende proibir tal prática. Se aprovado, o condutor que for pego na irregularidade receberá uma multa gravíssima (7 pontos na carteira) e o valor da penalidade (R$ 293,47) será multiplicado por 10, totalizando R$ 2,9 mil. Além da remoção do veículo para pátio credenciado e retenção até sua regularização.

 

Acompanhe a matéria com o Fernando Richeti.

- Publicidade -