Trecho mato-grossense da BR-163 receberá R$ 6,8 bilhões em investimentos

SAMSUNG CSC

Com 850,9 quilômetros de extensão, o trecho da BR-163 entre os municípios de Itiquira e Sinop, no Mato Grosso, deve receber R$ 3,9 bilhões em investimentos até 2019 e um total de R$ 6,8 bilhões ao longo dos 30 anos de outorga da rodovia. Segundo a concessionária do trecho, o valor a ser aportado é três vezes maior do que o investimento necessário para recuperar toda a malha viária do estado, que, de acordo com a CNT (Confederação Nacional de Transportes), seria de R$ 2,38 bilhões.

A concessionária Rota do Oeste aplicou R$ 1,2 bilhão nas obras iniciais de recuperação de 450 quilômetros, duplicação de 100 quilômetros e implantação do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU). Até 2019, período que concentra as obras de duplicação da rodovia, estão previstos R$ 3,9 bilhões em aportes, segundo a empresa.

Neste montante já estão incluídos os R$ 440 milhões a serem aplicados na recuperação e conservação do trecho de 108 quilômetros entre Várzea Grande e Rosário Oeste e para os trabalhos de conservação de 174 quilômetros, por um período de nove meses, entre Cuiabá e Rondonópolis.

Segundo a concessionária, estes recursos serão viabilizados por meio de financiamentos bancários. Até o momento foram contratados empréstimos-ponte, enquanto a empresa aguarda a aprovação do financiamento de longo prazo, previsto para o primeiro trimestre de 2016.

O diretor presidente da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, explica que os recursos aportados no estado vão impulsionar a economia local, principalmente neste período em que a economia passa por turbulências. “É muito importante garantir a aplicação de recursos em épocas de retração, sobretudo investimos em obras que vão desonerar o custo da produção, como é caso da BR-163.”

Arrecadação

O investimento de R$ 6,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão será viabilizado, segundo a Rota do Oeste, pela arrecadação de pedágio, que além de arcar com parte dos recursos investidos, também representa garantia para a concessão de financiamento.

A tarifa de R$ 4,53 a cada 100 quilômetros rodados foi definida pela ANTT e corresponde ao valor inicial definido no leilão de concessão atualizado de acordo com a inflação registrada no período entre a assinatura do contrato e o início da cobrança. Também contempla o reequilíbrio contratual ocasionado pela Lei do Caminhoneiro, sancionada no início do ano, além da inserção dos novos trabalhos a serem executados pela concessionária.

- Publicidade -